Fogo

VÍDEO: incêndio atinge vegetação na Via Expressa, em São Luís

O incêndio foi registrado na tarde desta segunda-feira (25), e equipes do Corpo de Bombeiro foram acionados ao local para controlar as chamas.

Imirante.com

Atualizada em 26/09/2023 às 06h38

SÃO LUÍS - Um incêndio em vegetação foi registrado, na tarde desta segunda-feira (25), no bairro Jaracati, em São Luís. Quem trafegava pela Via Expressa durante o incêndio foi surpreendido com a alta quantidade de fumaça nas vias, provocada pelo fogo que atingia a vegetação.

Leia também:

Bombeiros do Maranhão orientam sobre cuidados e alertam para riscos de queimadas durante onda de calor

Onda de calor: crianças e idosos são os que mais sofrem com o aumento da temperatura

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi até o local e iniciou os procedimentos para combater o fogo, juntamente com equipes do Centro Tático Aéreo (CTA).

De acordo com o CBMMA, a área atingida pelo fogo fica próxima ao Batalhão de Operação Especial. Não houve registros de feridos no local. 

Perigos de incêndio em vegetação

Nos últimos anos, incêndios em vegetação tornaram-se um problema recorrente em várias partes da cidade e seus arredores. A combinação de altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos secos aumenta substancialmente o risco dessas ocorrências.

De acordo com o CBMMA, a área atingida pelo fogo na tarde desta segunda-feira (25) fica próxima ao Batalhão de Operação Especial. (Foto: Wallace Brito / Grupo Mirante)
De acordo com o CBMMA, a área atingida pelo fogo na tarde desta segunda-feira (25) fica próxima ao Batalhão de Operação Especial. (Foto: Wallace Brito / Grupo Mirante)

Os perigos de incêndio em vegetação também têm implicações ambientais significativas. As áreas naturais de São Luís são de grande valor ecológico e abrigam uma rica diversidade de fauna e flora. Incêndios descontrolados podem causar danos irreparáveis a esses ecossistemas, prejudicando a biodiversidade e a qualidade do ar.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) alerta para atenção e cuidados redobrados, diante da onda de calor, considerado extremo, que atinge todo o país. A informação foi divulgada pelo MetSul Meteorologia, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Veja as orientações do Corpo de Bombeiros:

  • ingerir bastante líquidos;
  • evitar longa exposição ao sol e se for o caso, utilizar sombrinhas;
  • usar roupas folgadas, leves e, se possível, com proteção UVA/UVB;
  • não promover limpeza de terrenos ou eliminação de lixo com uso do fogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.