Setembro Amarelo

Psicóloga considera o autoconhecimento uma ferramenta poderosa para promover e manter a saúde mental

Como você tem se visto nos últimos tempos? Reconhece quem é você? Sente-se confiante e dá conta de suas metas? Sabe suas preferências?

Imirante, com informações da Assessoria

Atualizada em 19/09/2023 às 07h00

SÃO LUÍS - O autoconhecimento é uma jornada de descoberta que vai ajudar a entender valores, capacidade e potencial em busca de encontrar um sentido mais profundo na vida. É por meio do autoconhecimento que a pessoa toma decisões mais conscientes e alinhadas com seus próprios valores, o que, por sua vez, contribui para uma vida mais significativa e plena.

A psicóloga Rogener Almeida, pós-doutora em Psicologia Social, afirma que o autoconhecimento é libertador e desempenha um papel fundamental na compreensão e aceitação da história pessoal. Conhecer suas habilidades, talentos e potencialidades são essenciais para determinar como a pessoa pode contribuir para o mundo e encontrar sentidos na vida. Hoje, há pesquisas suficientes em todos os continentes que evidenciam o caráter protetivo do sentido na vida para a saúde mental.

Neste mês estamos realizando a campanha setembro amarelo (prevenção de suicídio) tratando desse importante tema da prevenção ao suicídio como a senhora considera que o autoconhecimento pode atuar como fator protetivo a saúde mental?

A saúde mental e o autoconhecimento estão interligados, e o autoconhecimento pode ser uma ferramenta poderosa para promover e manter a saúde mental. Desenvolver um entendimento mais profundo de si mesmo pode ajudar a gerenciar o estresse, construir relacionamentos mais saudáveis, melhorar a autoestima e promover o crescimento pessoal, contribuindo para um bem-estar mental geral. Quem se conhece melhor fortalece sua responsabilidade com o autocuidado e tende a sair de uma postura passiva quanto a suas reais necessidades. Digamos que assume uma atitude de protagonista no roteiro da sua existência.

O que você considera as principais influências do autoconhecimento na saúde mental?

Considero que existe vários aspectos fundamentais dessa influência, mas aqui destacarei somente três importantíssimos:

Primeiro aspecto o autoconhecimento como ferramenta de gestão emocional porque sabendo como suas emoções funcionam e o que as desencadeia é fundamental para lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão e permite que você desenvolva estratégias eficazes de enfrentamento. Favorecendo também a prática da autorreflexão e da atenção plena (mindfulness), ajudando a reduzir o impacto de pensamentos negativos e impulsos emocionais.

Melhoria da autoestima e autoaceitação: segundo aspecto que destaco é sobre o conhecimento de suas forças, fraquezas e limitações pode ajudar na construção de uma autoestima saudável e na aceitação de si mesmo. É fato que a falta de autoconhecimento pode levar a uma autoimagem distorcida e a uma busca constante por validação externa, o que pode afetar negativamente a saúde mental.

E o terceiro aspecto relevante é que o autoconhecimento impacta diretamente nos relacionamentos interpessoais porque propicia O entendimento de suas próprias necessidades e limitações pode contribuir para relacionamentos mais saudáveis. Isso inclui a capacidade de definir limites, comunicar-se de forma eficaz e compreender as necessidades dos outros. O cultivo de relacionamentos saudáveis é um fator importante na saúde mental.

Você como psicóloga trabalha com Logoterapia que é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl. Ela se baseia na ideia de que a busca por sentido na vida é a principal motivação humana. Nessa linha de atuação como o autoconhecimento desempenha um papel fundamental na busca de sentido?
 

Na perspectiva da Logoterapia, o autoconhecimento envolve:

- A consciência da liberdade de escolha: A Logoterapia enfatiza a importância da liberdade humana e da capacidade de escolher como respondemos às circunstâncias da vida. O autoconhecimento inclui a compreensão de nossa capacidade de fazer escolhas conscientes e responsáveis, mesmo diante de situações adversas.
- O conhecimento das próprias valores: Frankl argumentou que cada pessoa possui um conjunto único de valores que orientam suas escolhas e ações. O autoconhecimento na Logoterapia envolve identificar e clarificar esses valores pessoais, pois eles desempenham um papel crucial na busca por sentido.
- A compreensão das próprias capacidades e potencialidades porque conhecendo nossas habilidades, talentos e potencialidades é essencial para determinar como podemos contribuir para o mundo e encontrar um propósito na vida. O autoconhecimento nos ajuda a identificar nossas forças e fraquezas.
- A compreensão da nossa experiência pessoal na perspectiva da Logoterapia encoraja a reflexão profunda sobre as experiências pessoais, especialmente aquelas que envolvem sofrimento e desafios. Ao explorar nossas reações a essas experiências, podemos fazer descobertas extraordinárias sobre nossos valores, metas e o sentido que buscamos na vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.