Combate ao estresse

Esporte, piquenique e contemplação: parques urbanos favorecem saúde física e mental em São Luís

Rotina com exercícios físicos é importante no combate ao estresse, ansiedade e depressão.

Imirante, com informaçõeos da Secom

Atualizada em 25/09/2023 às 09h02
Com atividade física, o corpo passa a produzir substâncias como a endorfina e a serotonina. (Foto: Divulgação/Fernando dos Anjos)
Com atividade física, o corpo passa a produzir substâncias como a endorfina e a serotonina. (Foto: Divulgação/Fernando dos Anjos)

SÃO LUÍS - Com espaços equipados, os parques urbanos na capital maranhense são ótimas opções de esporte, piquenique e contemplação, fatores que favorecem os cuidados com a saúde física e mental. Segundo o neuropsicólogo Philip Sanches, estabelecer uma rotina com exercícios físicos é importante no combate ao estresse, ansiedade e depressão.

“A prática de exercícios físicos, segundo os estudos científicos, deve acontecer no mínimo três vezes por semana e deve ocorrer de forma sistemática, ou seja, não é só realizar uma atividade, mas é realizar os exercícios físicos de forma regular. Isso ajuda no prognóstico e na melhora de algumas doenças, por exemplo, a depressão, a ansiedade, o estresse”, relatou.

A partir da rotina de exercícios, o corpo passa a produzir substâncias como a endorfina e a serotonina, que vão impactar na estabilização do humor. Philip Sanches esclarece que essas substâncias agem, principalmente, na região do córtex pré-frontal e na região do lobo temporal. Por esse motivo, a atividade física é recomendada de forma preventiva e em paralelo ao tratamento com medicamentos.

“À medida que se prática atividade física, o nosso cérebro começa a liberar substâncias que são produzidas de forma natural. Uma delas é a serotonina, que é muito eficaz nos tratamentos de depressão e ansiedade, mas também é eficaz para prevenir outras doenças, inclusive neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson, dentre outras”, observou o neuropsicólogo.

Parque do Itapiracó

Reserva do Itapiracó em São Luís. (Foto: Divulgação)
Reserva do Itapiracó em São Luís. (Foto: Divulgação)

Um dos parques urbanos situados em São Luís é o Parque do Itapiracó, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Itapiracó. Inaugurado em 2017, o Parque do Itapiracó tem campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinho infantil, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei e pista de caminhada divididos em três praças principais: Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família.

No local é possível fazer agendamento para as trilhas com o projeto “Visita nas Unidades de Conservação”, uma parceria das secretarias de Estado de Governo (Segov) e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Por meio do projeto é possível conhecer a APA do Itapiracó por outro ângulo. Além daquela boa caminhada ou passeio com a criançada, o visitante pode fazer visitas guiadas com técnicos da Sema todas as terças-feiras e quintas-feiras.

O agendamento ocorre pelo e-mail: apaitapiraco@gmail.com

O mesmo contato também é válido para o agendamento prévio dos campos de futebol da reserva. O Parque do Itapiracó funciona todos os dias das 5h às 21h e fica localizado na Estrada de Itapiracó, nº 419, no bairro Turu.

A APA do Itapiracó foi criada pelo Decreto nº 15.618, de 23 de junho de 1997, e tem, atualmente, uma área total de 305 hectares, com uma rica fauna e flora, conforme o último georreferenciamento realizado. 

Parque do Rangedor

Parque Rangedor em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parque Rangedor em São Luís. (Foto: Divulgação)

O Parque Rangedor é um dos maiores parques de São Luís. Desde 2019, o local atrai visitantes de todas as idades, e em pouco tempo se tornou uma importante área de lazer e diversão da cidade. Localizado entre os bairros Calhau e Cohafuma, o parque tem cerca de 120 hectares, mais de 90% destes com mata preservada. O parque fica aberto diariamente, das 5 às 22h.

O parque conta com praças de esporte e playgrounds, pista para caminhada e ciclovia de 3,5 quilômetros, borboletário, áreas para piquenique e outros atrativos, além de banheiros e amplo estacionamento.

Para agendamento de uma das quadras é necessário ir, pessoalmente, ao setor administrativo, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. No Rangedor são disponibilizados aluguéis de equipamentos como bicicletas, carrinhos e patinetes. Entretanto, esse é um serviço pago, oferecido por empresas terceirizadas. O valor exato deve ser consultado com cada um deles.

Foi inaugurada uma extensão do parque com 12 quiosques que oferecem muitas opções gastronômicas. Com acesso pela Rua dos Búzios, na lateral do parque, a extensão tem uma estrutura de lazer para os visitantes, com playground temático, mirante com área instagramável para fotos, esculturas de animais, área de vivência e estacionamento com 200 vagas. Os quiosques abrem todos os dias, no horário das 16h às 22h.

Foi instalado no Parque do Rangedor uma réplica da espécie Spinossaurus, com 8 metros, que é atração das férias. No local, os visitantes podem conferir um descritivo sobre esse dinossauro que habitou em território maranhense. A exposição permanece no local para visitação.

O Parque do Rangedor fica localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, s/nº, no bairro Alto do Calhau, próximo ao Multicenter Sebrae, no Cohafuma, e da Avenida dos Holandeses, no Calhau. O local conta com duas entradas: uma pelo Parque dos Ouriços, na Rua Búzios, no bairro Calhau (próximo ao COC São Luís), e outra pela Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, s/nº, Calhau.

Lagoa da Jansen

Parquinho da Lagoa da Jansen em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parquinho da Lagoa da Jansen em São Luís. (Foto: Divulgação)

O Parque Ecológico da Lagoa da Jansen é mais um espaço onde a população pode realizar atividades esportivas e de lazer gratuitas. No local há ciclovia e área para corrida e caminhada, quadra poliesportiva, quiosques para a venda de água de coco e outros itens.

O local também tem um complexo de parques ao ar livre para crianças, além de praças como a do Foguete com brinquedos infantis e quiosques para a venda de lanches.

A marcação prévia para utilização das quadras no Parque da Lagoa é feita de segunda-feira a sexta-feira, semanalmente, das 8h às 18h, por meio do Whatsapp (98) 98425-8154. Também é possível realizar a ação presencialmente no setor administrativo do parque.

O parque funciona todos os dias e fica localizado entre os bairros São Francisco, Renascença I, Renascença II, Ponta D’areia e Ponta do Farol.

Parque São João Paulo II

Parque São João Paulo II em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parque São João Paulo II em São Luís. (Foto: Divulgação)

Localizado na Avenida Vitorino Freire, no Aterro do Bacanga, Centro de São Luís, o Parque São João Paulo II foi inaugurado em 2020 e rapidamente se tornou um ponto de referência para a prática esportiva e passeio, principalmente para moradores de bairros que contornam o Centro Histórico, como Madre Deus, Camboa e Liberdade e a área Itaqui-Bacanga. O Parque João Paulo II funciona todos os dias, das 5h às 22h. 

Ocupando área de 64 mil metros quadrados, o espaço está estruturado com vários itens, incluindo praças, jardins, playground, praça da alimentação, local para feiras e eventos. O projeto do Governo do Maranhão que revitalizou o espaço também recuperou a Capela e o memorial São João Paulo II já existentes na área.

Parque da Vila Palmeira

Parque da Vila Palmeira em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parque da Vila Palmeira em São Luís. (Foto: Divulgação)

Um espaço para integração e convivência comunitária com estrutura e capacidade para grandes eventos culturais e esportivos. Esse é o mote do Parque da Vila Palmeira, equipamento público localizado na Avenida dos Franceses, no bairro da Vila Palmeira, em São Luís.

Com área aproximada de 40 mil metros quadrados, o espaço conta com quadra poliesportiva, campo de futebol, fonte luminosa, pista de caminhada, lago artificial, pista de skate, espaço para brinquedos infantis, academia ao ar livre e quiosques. 

No Parque da Vila Palmeira são oferecidas atividades físicas de maneira gratuita, por meio de um projeto do Instituto Social D’elas, que faz parte da comunidade. As aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, e são abertas ao público. Após a aula experimental, aqueles que desejam dar continuidade devem se dirigir ao setor administrativo para fazer seu cadastro. Além da zumba, o parque oferece avaliações físicas, rodas de conversas, oficinas e outras atividades de integração. O Parque da Vila Palmeira funciona todos os dias.

Setembro Amarelo

O cuidado com a saúde mental é reforçado com a campanha Setembro Amarelo, que este ano tem como tema ‘Saúde mental se constrói todos os dias’. A campanha surgiu em 1994, nos Estados Unidos, e começou a ser realizada no Brasil em 2015. O objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, combater o preconceito e incentivar cuidados e hábitos que promovam o bem-estar.

Passeios e exercícios físicos favorecem os cuidados com a saúde física e mental. (Foto: Divulgação/Fernando dos Anjos)
Passeios e exercícios físicos favorecem os cuidados com a saúde física e mental. (Foto: Divulgação/Fernando dos Anjos)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.