Preconceitos e estigmas

Setembro Amarelo: especialista tira as principais dúvidas sobre depressão

De acordo com o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, ainda não se entende todas as causas da depressão.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 07/09/2023 às 11h00
Depressão ainda é uma condição cercada de preconceitos e estigmas.
Depressão ainda é uma condição cercada de preconceitos e estigmas. (Foto: divulgação)

BRASIL - O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental. A iniciativa busca desestigmatizar doenças mentais, incentivar o diálogo sobre questões emocionais e fornecer apoio àqueles que estão em sofrimento psicológico, em especial quem sofre de depressão.

No entanto, a depressão ainda é uma condição cercada de preconceitos e estigmas, algo que acaba prejudicando ainda mais a procura pela ajuda médica e psicológica , explica o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.

A depressão é uma doença  e como tal, é necessário um acompanhamento especializado para uma recuperação completa, mas os preconceitos acabam prejudicando a procura do paciente pelo tratamento adequado ”.

Como diferenciar a depressão da tristeza?

“A tristeza é uma emoção normal e passageira, geralmente em resposta a eventos difíceis, e não interfere significativamente na vida diária. Já a depressão, por outro lado, é um transtorno mental duradouro e debilitante, com sintomas como humor deprimido, perda de interesse ou prazer, alterações no sono e apetite, fadiga, dificuldade de concentração, sentimentos de culpa e pensamentos suicidas que estão presentes por pelo menos duas semanas e causa um impacto substancial nas atividades diárias. No entanto, para um diagnóstico adequado, é necessária a avaliação por um profissional de saúde mental”. Explica Dr. Flávio H. Nascimento.

Qual é a causa da depressão?

Apesar dos grandes avanços que a ciência tem feito em entender melhor as causas da depressão ainda há muito que se descobrir sobre a condição e os múltiplos fatores que a desencadeiam”.

Umas das principais causas identificadas são alterações químicas no cérebro, principalmente com os neurotransmissores glutamato,dopamina, noradrenalina e serotonina, o que prejudica o equilíbrio emocional, também existem evidências de que a condição possa ser genética (relacionado à neuroplasticidade e BDNF, por exemplo) com modificações nos circuitos cerebrais ” Afirma.

Depressão tem cura?

A depressão pode ser tratada e devolver a qualidade de vida ao paciente, apesar de existir a possibilidade de que os sintomas retornem, com o acompanhamento periódico, mudanças no estilo de vida e uma série de cuidados inclusos no tratamento, a condição pode ser controlada” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.