Jornalismo maranhense

Imirante.com: 23 anos de compromisso com a informação de qualidade

Ao longo de 23 anos, o Imirante não apenas testemunhou, mas, também, fez parte de momentos importantes que impactam, em especial, a vida dos maranhenses.

Imirante.com

Atualizada em 04/09/2023 às 09h27
Imirante.com celebra 23 anos. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Imirante.com celebra 23 anos. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Consagrado como o maior portal de notícias do Maranhão, o Imirante.com celebra, neste mês de setembro, 23 anos de existência. Desde o seu início, em 2000, o Imirante tem sido uma fonte confiável e essencial para os leitores que buscam informações precisas e com credibilidade. 

Ao longo de 23 anos, o Imirante não apenas testemunhou, mas também fez parte de momentos importantes que impactam, em especial, a vida dos maranhenses, desde cobrir eleições cruciais que definiram os destinos políticos da região e do Brasil, até reportar eventos culturais que valorizam, enriquecem e mostram para o mundo o que o Maranhão tem de melhor.

Essa jornada de mais de duas décadas na web foi marcada, também, por desafios e mudanças no cenário da mídia, no entanto, o Imirante permaneceu resiliente, adaptando-se às novas tecnologias e às demandas dos leitores.

Leia mais:

Imirante multiplica parcerias e investe em tecnologia para melhorar conteúdo

“São 23 anos de evolução constante, de aprimoramento, de busca incessante pela notícia verdadeira, pelo bom trabalho do jornalismo. E a gente é muito grato pelos internautas reconhecerem o nosso trabalho e estarem com a gente”, ressalta a diretora de Mídias do Grupo Mirante, Maria Fernanda. 

Formada por uma equipe de jornalistas dedicada à missão de apurar os fatos com rigor e comprometimento com a verdade, o Imirante tem se destacado ao longo desses 23 anos por seu papel fundamental na construção de uma sociedade bem informada e no combate à desinformação. Dessa forma, o Imirante.com se consolidou como um portal de verdade e que fala a verdade sobre os mais variados assuntos.

“Sempre buscamos estar onde o nosso público se encontra. Para estreitar esse laço com o internauta, continuamos com uma presença forte nas redes sociais, com um alto engajamento, principalmente em nosso perfil do Instagram, o que comprova nossa credibilidade, pois os seguidores sabem que a notícia divulgada no Imirante foi checada antes de qualquer coisa. Ser dinâmico, ágil, claro e perspicaz, sem perder o compromisso com a verdade dos fatos são características que implementamos no DNA do portal. Trabalhamos intensamente todos os dias para trazer a notícia em primeira mão, com seriedade e ética”, explica a coordenadora de conteúdo do Imirante, Cíntia Araújo.

Navegar pelo Imirante é muito prático. A sessão de notícias do cotidiano vem indicada na cor azul. É aquela notícia do momento, seja um crime, um protesto ou um incêndio. As notícias da cultura, do entretenimento e de tudo o que envolve o Na Mira aparecem em laranja. O esporte, por sua vez, se veste em verde no portal. Assim, apenas pela cor, o internauta já identifica a editoria e o caminho fácil para encontrar a informação que quer ler, ver e/ou ouvir. 

E essa praticidade em navegação no Imirante é resultado de um trabalho diário realizado pela equipe de webdesenvolvimento do portal, que investe tempo e mão de obra qualificada com o objetivo de oferecer ao internauta a melhor experiência possível.

“Trabalhamos diariamente para que a experiência dos nossos usuários seja a melhor possível, com um layout leve e agradável que já é marca registrada do Imirante ao longo desses 23 anos”, afirma a gerente de Desenvolvimento Web do Grupo Mirante, Adriana Marão.

Capa do Imirante.com. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Capa do Imirante.com. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Novidades e transmissões ao vivo

O Imirante.com sempre esteve antenado nos grandes eventos da cidade, e nos últimos atingiu um novo nível de engajamento e alcance ao realizar transmissões ao vivo de grandes eventos que ocorrem em São Luís e em várias partes do Maranhão, como Imperatriz e Balsas.

Um desses grandes eventos, que desde 2017 conta com a parceria e transmissão do Imirante.com, é o São João da Thay, realizado pela influenciadora maranhense Thaynara OG em benefício do Unicef. Em 2023, a festa se transformou em um megaevento, com estrutura de festival, e, mais uma vez, o público conseguiu acompanhar toda a programação, em tempo real, pelo portal, que entregou a melhor experiência para quem não pode ir presencialmente à grande festa.

“É muito importante poder contar com o Imirante como estratégia de negócio, como uma possibilidade de trazer ainda mais amplitude ao que a gente realiza. Em especial, no São João da Thay, o Imirante participar desde o primeiro ano, quando nem se falava em transmissão a gente já fazia a transmissão do São João da Thay pelo Imirante. É através do portal que a gente consegue alcançar tantos maranhenses de uma forma tão próxima e pode engajar, ainda mais, o nosso projeto, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao São João da Thay. Então, é uma honra poder participar, de alguma forma, dessa história, destes 23 anos, e a gente só pede e espera que o Imirante continue se reinventando, continue crescendo e continue, acima de tudo, inovando”, frisa o empresário e diretor do São João da Thay, Bruno Lima.

Visibilidade e investimentos comerciais

Em mais de duas décadas, o Imirante.com também se consolidou como uma excelente plataforma de negócios e visibilidade para o setor publicitário. De acordo com estudos do IAB Brasil, mais 80% dos anunciantes brasileiros que fizeram algum tipo de anúncio on-line em 2022 vem aumentando progressivamente o seu investimento em publicidade digital.

Anunciar em portais de notícias como o Imirante se alinha ao comportamento do consumidor moderno, que é composto por um público que tem pesquisado cada vez mais na internet durante a sua jornada de compra. Somado a isso, o processo de se informar no dia a dia também mudou bastante nos últimos anos e passou a ser feito em grande volume pela internet.

De acordo com o Executivo Comercial do Imirante.com, Roberth Meireles, os portais se transformam em espaços de grandes oportunidades, para quem busca comunicar com alguns objetivos como o de conquistar autoridade, mobilizar, informar com credibilidade ou converter vendas. 

“No caso do Imirante, já são mais de 20 anos de relacionamento desta marca com o público maranhense. Marca essa que hoje é referência quando estamos falando de webjornalismo e de mídia on-line publicitária na região norte e nordeste do Brasil. Então essa posição do Imirante, enquanto veículo de mídia, passa a ser estratégica também para as marcas, que buscam de alguma forma de associar a marca e utilizar o seu alcance e engajamento para fazer suas mensagens chegarem até o seu público que se informa todos os dias pelo portal”, diz Roberth Meireles.

Gratidão

Nestes 23 anos, o Imirante.com agradece aos seus leitores, parceiros e a todos que fazem parte desta jornada. Neste novo ciclo, o portal reforça o compromisso de fornecer notícias de qualidade e relevância a todos os maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.