SÃO LUÍS - Morreu, na madrugada desta terça-feira (29), o cão que viralizou nas redes sociais após aparecer em um vídeo correndo atrás de um carro, na avenida Daniel de La Touche, no bairro Ipase, em São Luís.
O vídeo foi gravado na manhã dessa segunda-feira (28). Após correr atrás do veículo, o animal foi atropelado próximo à alça de acesso à Via Expressa, na capital. Após o acidente, ele foi resgatado e levado a um hospital veterinário onde morreu, nesta madrugada, de parada cardiorrespiratória
Uma das versões iniciais do caso apontavam que o cão, chamado Vigilante, tinha sido abandonado e, por isso, aparecia nas imagens correndo atrás do veículo.
No entanto, uma outra versão surgiu após o cachorro ser resgatado e a dona dele ser localizada. A versão contada pela mulher é a de que todas as manhãs, o animal saia para a rua e depois volta para casa, no bairro do Ipase. Porém, na manhã dessa segunda, ele seguiu uma vizinha até a parada de ônibus onde ela pegou uma carona no carro que aparece nas imagens. O atropelamento aconteceu no momento em que Vigilante corria atrás do veículo. Veja o vídeo abaixo:
Segundo o hospital veterinário, após o atropelamento, o cão foi diagnosticado com pneumotórax grave (presença de muito ar no tórax); contusão pulmonar; corpo estranho no estômago; mucosas pálidas (brancas) e apresentando muita dificuldade respiratória.
Ainda de acordo com boletim médico veterinário, durante a madrugada houve piora no quadro clínico do animal, mesmo ele passando por várias drenagens no tórax. O animal morreu após entrar em parada cardiorrespiratória, mesmo com várias tentativas de reanimação.
"O Vigilante foi assistido pela equipe com todo suporte medicamentoso, oxigenoterapia e manobra pra reverter o quadro. Feito protocolo para sepse, porém entrou em parada cardiorrespiratória e mesmo havendo vários ciclos (procedimentos para reanimação), não houve sucesso. Estávamos muito esperançosos e em oração", explica o boletim médico veterinário.
O que diz a polícia?
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e que as pessoas envolvidas já foram ouvidas.
A polícia também informou que as investigações iniciais não apontam para abandono de animal, porém que o caso vai continuar sendo investigado até que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos.
Saiba Mais
- Justiça arquiva inquérito sobre morte do cão Joca em voo
- Cadela morre durante viagem feita por Van de São Luís a São Paulo; família aponta negligência por parte de empresa
- Polícia vai investigar morte do cachorro Joca embarcado em voo errado da Gol
- Conheça Flecha, cadela dos bombeiros do Maranhão treinada para busca e resgate
- Cachorro mais velho do mundo faz 31 anos e ganha festa de aniversário
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.