Transporte ferroviário

Maranhão prepara projeto de trem de passageiros entre São Luís e Itapecuru-Mirim

O trajeto da Transnordestina recebeu ampla reforma e está apto a realizar essa modalidade de transporte, com segurança.

Imirante, com informações da MOB

Atualizada em 22/08/2023 às 07h48
A proposta é que este transporte intermunicipal de passageiros seja realizado pela malha ferroviária da Transnordestina Logística.
A proposta é que este transporte intermunicipal de passageiros seja realizado pela malha ferroviária da Transnordestina Logística. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma proposta de transporte ferroviário de passageiros entre São Luís e Itapecuru-Mirim pode ser concretizada e melhorar a mobilidade dos maranhenses. A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) avança nos diálogos com representantes da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes.

A proposta é que este transporte intermunicipal de passageiros seja realizado pela malha ferroviária da Transnordestina Logística, do trecho que sai de São Luís e vai até Itapecuru. O trajeto da Transnordestina recebeu ampla reforma e está apto a realizar essa modalidade de transporte, com segurança.

Em reunião, o presidente da MOB, Adriano Sarney, apresentou as viabilidades do Maranhão para a concretização da proposta. A parceria foi firmada com o Ministério dos Transportes para a execução do projeto delimitando critérios para a concessão do serviço.

Ficou definida na reunião a elaboração de pré-projeto, que trará informações de ordem estrutural e econômica, além de medidas para regulamentação do serviço. Em seguida, a etapa seguinte será a apresentação à população, em audiência pública.

“Foi um momento muito produtivo com os representantes do governo federal e será um marco grande para o Estado, com a ampliação das possibilidades de transporte intermunicipal, do Estreito dos Mosquitos até Itapecuru, em um primeiro momento”, destacou o presidente Adriano Sarney. 

O coordenador geral da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transporte, Henrique Oliveira Mendes, pontuou a viabilidade da parceria, ressaltando as condições do Maranhão em conceder este tipo de transporte. “Já constatamos a capacidade para a oferta deste serviço, pelo Estado, com potencial no trecho de São Luís a Itapecuru”, afirmou, destacando estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que identifica trechos viáveis para a execução deste transporte, no país.

“No Maranhão, percebemos a alta demanda, com grande número de deslocamentos diários, de São Luís a Itapecuru. Fizemos um estudo prévio, que será atualizado e temos tratativas com outros estados, também promissores na oferta deste serviço”, explicou a assessora Técnica da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Arilena Covalesky.

O Maranhão já experimentou transporte por via ferroviária, que garantia o ir e vir de expressivo número de pessoas, do Estado até Teresina, no Piauí, com forte atuação da antiga Reffsa. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.