Preparo

TJ-MA abre inscrições de curso on-line para pretendentes à adoção

As inscrições poderão ser realizadas via formulário on-line, no período de 31 de julho e 10 de agosto.

Divulgação / TJ-MA

O curso visa proporcionar aos pretendentes à adoção informações acerca dos aspectos jurídicos, psicológicos e sociais sobre o tema.
O curso visa proporcionar aos pretendentes à adoção informações acerca dos aspectos jurídicos, psicológicos e sociais sobre o tema. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), abre inscrições para o Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção. A formação ocorrerá em formato on-line, por meio de abordagens síncronas e assíncronas, com aulas no período de 14 de agosto a 14 de setembro. As inscrições podem ser feitas neste link, no período de 31 de julho a 10 de agosto.

O curso visa proporcionar aos pretendentes à adoção informações acerca dos aspectos jurídicos, psicológicos e sociais sobre o tema. Além disso, estimula uma reflexão sobre seus planos e aspirações para a formação de uma família através da adoção. 

Público-alvo

Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas aos pretendentes à adoção com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) ou às pessoas que já apresentaram pedido de habilitação à adoção perante o juízo com jurisdição em matéria da Infância e Juventude da comarca onde reside.

Estrutura do curso

A formação está organizado em 5 módulos, totalizando uma carga horária de 30 horas, e abrange os seguintes temas: 

  • Módulo 1: Introdução e abertura, com uma palestra sobre "A importância do preparo para a adoção";
  • Módulo 2: Aspectos legais da adoção e a nova cultura em torno desse processo;
  • Módulo 3: Motivações para adoção e suas diversas facetas; 
  • Módulo 4: Processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva;
  • Módulo 5: O estágio de convivência e a formação de novos laços familiares.


A carga horária total de 30 horas será distribuída seguindo programação disponível neste LINK.

Mais informações pelos seguintes contatos:  (98) 3261-6287 / 98771-8645 e e-mail coinfancia@tjma.jus.br.

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesHc6PtWUqSkWGw95XYuZHGQAdKvoLr2GTG0n5HafQ5EZ0eg/viewform

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.