(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Um PSDB grande em São Luís pode levar a suicídio político de vereadores

Na próxima semana está prevista a filiação de pelo menos 11 vereadores no partido; previsão é de que a federação PSDB/Cidadania consiga cinco vagas na Câmara Municipal.

Ipolítica

Paulo Victor se filiará dia 4 de agosto no PSDB junto com cerca de 11 vereadores
Paulo Victor se filiará dia 4 de agosto no PSDB junto com cerca de 11 vereadores (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - Na próxima semana, o PSDB ganhará novos nomes para seu quadro de filiados. Entre eles, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor. Mas não é somente ele que será membro do ninho tucano da capital. Há a previsão de que outros 11 vereadores também se filiem na legenda para disputar a reeleição em 2024.

E é este ponto que chama atenção. Serão 11 tucanos tentando a reeleição por uma federação que tem ainda o Cidadania. À coluna, parte destes vereadores disse que sabe que na disputa do próximo ano, esta federação pode fazer de cinco até sete vereadores. Se a conta for esta, pode-se considerar que mais da metade está indo rumo a um suicídio político.

Parlamentares mais experientes disseram à coluna que o máximo que um partido consegue fazer são cinco parlamentares na disputa proporcional em São Luís. 

Em conversa com alguns dos futuros tucanos, eles disseram que todos os nomes que estão indo para o PSDB junto com Paulo Victor têm o “mesmo nível” de votação. 

Sem dúvida o PSDB será um grande partido em São Luís (maior do que quando o partido teve o prefeito da capital). Resta saber quem desta grande legenda vai sobreviver politicamente em 2024.

Só em março

Alguns dos nomes já confirmados para ser do ninho tucano está o vereador Marcial Lima. Ele será do partido realmente, mas não oficialmente agora.

Até o momento, Lima ainda está no Podemos que não deu a carta de anuência para que ele pudesse se desfiliar.

Com isto, Marcial será um tucano oficialmente em março de 2024 quando abrirá a janela partidária para mudança de legenda sem prejuízos previstos na lei de fidelidade partidária.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.