(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Postura de Dino em ministério justifica a 12ª posição em pesquisa

Congresso em Foco trouxe levantamento com a avaliação dos congressistas sobre os ministros do governo Lula e Flávio Dino não aparece entre os 10 primeiros melhor avaliados.

Ipolítica

Flávio Dino, no Congresso, deixou senadores e deputados em situações vexatórias
Flávio Dino, no Congresso, deixou senadores e deputados em situações vexatórias (Lula Marques / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - A pesquisa do site Congresso em Foco sobre a avaliação dos parlamentares sobre os ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece ter sido surpresa para alguns observadores da cena política já que o maranhense Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça, não aparece nem entre os 10 primeiros melhor avaliados.

Mas não tem como ele aparecer mesmo. O Congresso Nacional tem uma composição de deputados e senadores, cuja maioria não faz parte do campo político de Dino. Na Câmara são 138 e no Senado, somente o PL tem mais da metade das cadeiras.

Aliado a isto, o ministro da Justiça deixou o clima muito tenso no início da legislatura quando ele compareceu a uma série de sessões de convite para esclarecimentos a respeito dos atos do dia 8 de janeiro com ataques às sedes dos três poderes.

Dino, nestas ocasiões, mostrou seu nível de conhecimento, sua impaciência para as fake news usadas como argumentos e todo seu conjunto de ironia com tiradas (muitas vezes jocosas) que deixavam seus questionadores em situação vexatória.

Fora estas situações dentro do Congresso, Dino também é visto como algoz. “Comandante” da Polícia Federal, muitos congressistas temem que Flávio Dino use a estrutura que tem para perseguir adversários. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por exemplo, andou reclamando de operações da PF contra aliados seus.

Enfim, juntando mais o fato de Flávio Dino não precisar fazer a articulação política no Congresso para aprovação de pautas do Ministério da Justiça, a 12ª posição entre os ministros avaliados pelos deputados e senadores, Dino não tinha como ter a mesma posição do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que vem sido visto como conciliador não somente pela classe política. A empresarial é só elogios também. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.