Empreendedorismo

Expo Favela Maranhão: inscrições estão abertas para empreendedores de favela

A feira de negócios será realizada nos dias 14 e 15 de setembro, no Multicenter Sebrae, em São Luís.

Na Mira

Expo Favela reúne expositores de empreendedores e startups da favela.
Expo Favela reúne expositores de empreendedores e startups da favela. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As inscrições para a Expo Favela Innovation Maranhão 2023 estão abertas. A feira de negócios será realizada nos dias 14 e 15 de setembro, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís, e irá reunir empreendedores de favela de todo Estado para exporem suas ideias e produtos.

Com organização do Grupo Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), a feira tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo como retomada da economia. Além disso, a Expo Favela tem irá promover cursos e capacitações com foco no empreendedorismo, geração de renda, bem como fazer a ligação entre o empreendedor da favela e o investidor do asfalto.

Dados do Data Favela apontam que a favela movimenta mais de R$ 120 bilhões por ano, e os negros movimentam R$ 1,7 trilhão por ano, sendo que parte dessa renda foi gerada por meio do empreendedorismo. Ainda segundo os dados, 90% dos moradores da favela investiram em alguma iniciativa para complementar sua renda.

Os empreendedores interessados em expor no evento podem se inscrever até o dia 25 de agosto, por meio do endereço eletrônico: expofavela.com.br/empreendedor. As inscrições estão abertas para moradores das favelas e periferias do Maranhão, que já tenham seu próprio negócio ou ideia de negócio, independentemente do estágio de maturidade.

Regras para participar do processo seletivo:

  • Ter um empreendimento/startup ou a ideia para um projeto em favela ou periferia;
  • Preencher o formulário no site expofavela.com.br, clicando em “inscreva-se” no menu principal;
  • Ter as informações fornecidas na inscrição sobre o seu empreendimento/startup ou ideia de projeto validados;
  • Ter tido um bom desempenho e ter seu vídeo selecionado pelo comitê de avaliação;
  • Estar preparado para receber uma visita social no seu estabelecimento ou endereço indicado na inscrição;
  • Passar pela banca de seleção de mentores para estar preparado para fazer uma apresentação sobre o seu empreendimento/startup ou ideia de projeto.


A seleção dos empreendedores será feita em três as etapas:

  • Etapa 1: Análise das inscrições para verificação e triagem dos participantes elegíveis;
  • Etapa 2: Análise do vídeo e informações compartilhadas conforme os critérios detalhados abaixo e a possibilidade de uma visita social no estabelecimento ou endereço indicado na inscrição;
  • Etapa 3: Avaliação final pelo comitê de seleção e elaboração de lista final, de todos os empreendedores inscritos para seleção de 100  (negócios ou ideias) classificados e 50 empreendedores em lista de espera.

 

Serão selecionados os seguintes perfis de empreendedores:

  • Aquele empreendedor que quer empreender e tem um projeto ou ideia para realizar dentro da favela ou da periferia.
  • Aquele empreendedor que já tem um negócio próprio, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas que já tem um negócio consolidado dentro da favela ou periferia.
  • Aquele empreendedor que tem negócios inovadores e escaláveis (startup), ou seja, pessoas com negócios nas áreas de Inovação e Tecnologia voltados para o impacto na comunidade da favela ou da periferia.
     

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.