Economia Criativa: Feira EDB movimenta comércio e valoriza o protagonismo do empreendedorismo feminino
A Co-fundadora Rayanne Bezerra e a produtora Isabela Leite comentam sobre a origem do projeto e como vem ajudando a movimentar a economia local.
SÃO LUÍS - O Encontro de Brechós é um evento independente que consegue reunir economia criativa e cultura local e vem vem sendo realizado desde 2017, na capital maranhense. Em entrevista ao Atualidades, da Mirante News FM, a co-fundadora Rayanne Bezerra e a produtora Isabela Leite contam como foi o início do projeto e como vem ajudando a movimentar a economia local, com oficinas diversificadas, divulgação de artistas maranhenses e sendo uma fonte de renda para mulheres negras, LGBTQIAPN+, e 50+. “A gente tem algumas bandeiras. LGBTQIAPN+, as mulheres pretas, a gente não nega as nossas bandeiras que a gente levanta. O 50+ também, a economia criativa prata. Mas não foi algo que a gente buscou. Elas vieram atrás da gente e nós abraçamos.” destacou a co-fundadora.
A colaboração entre as empreendedoras gera um espaço seguro de troca de saberes entre gerações, classes sociais e vivências diversas. Esse ambiente permite estratégias para o crescimento coletivo de seus negócios.
"A gente conseguiu um público 50+ muito grande. A grande maioria são mulheres. Tem mulheres que já são aposentadas, que tinham outros empregos, que viram o empreendedorismo para fazer alguma coisa, não só para o dinheiro, mas para o mental. Elas sempre falam que isso é uma diversão para elas, um lazer"', disse Rayanne Bezerra.
Além de fomentar o empreendedorismo feminino, os brechós promovem um modelo de economia circular, que evita o descarte de peças em bom estado e estimula o consumo consciente. Por meio da reutilização e do reaproveitamento de roupas, o evento contribui para uma moda mais sustentável.
Isabela Leite frisou uma maneira importante utilizada no encontro: “A sustentabilidade a gente trabalha principalmente através das sacolas, que não é permitido utilizar sacola plástica no brechó, então as brecholeiras usam sacos de papel e a gente tá sempre levantando esse porquê, de amenizar o uso da sacola”
EDB LAB
Para além do Encontro de Brechó, o EDB LAB é destinado a vários públicos que pensam em começar um novo negócio e tem interesse em divulgar através da feira. As entrevistadas destacam o orgulho que sentem do projeto, que forma empreendedoras e conquista cada vez mais espaço na cidade.
"O EDB LAB é o nosso laboratório de economia criativa. É uma frente bem robusta dentro do movimento. A gente oferece três oficinas por mês, envolvendo diversos nichos da economia criativa. Desde temas voltados para pequenos negócios até o nicho artístico. Nós temos oficinas de artesanato, de maquiagem, cuidados com o cabelo, dança, de gestão financeira para pequenos negócios, marketing digital. Então, o laboratório funciona como um espaço de fomento à cena de economia criativa", Isabela Leite.
"Essa oficina a gente tem o antes e o depois de fotos de expositoras que começaram com uma mesa de bar, de plástico, e que investiu em uma mesa de madeira, em alguns produtos para colocar ali. A última que foi a Rose do Crochê, que antigamente ela botava as roupas e ecobags em cima de uma mesa. Ela fez minha oficina, ela é 50+, e investiu em uma arara. E eu sempre converso com elas para saber se deu certo. E ela disse que as vendas aumentaram em dobro", acrescentou Rayanne Bezerra.
EDB SUNSET
O EDB Sunset acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 16h às 20h, no Espigão, em frente ao Café do Forte / Forte de Santo Antônio da Barra, em São Luís. A edição especial celebra o Dia das Crianças com uma programação gratuita que une empreendedorismo, lazer e cultura. O evento é uma oportunidade para reunir a família, valorizar o comércio local e promover momentos de aprendizado e diversão para todas as idades.
Na sexta-feira (10), o evento começa com uma atividade lúdica gratuita voltada para o público infantil, convidando as crianças a explorarem brincadeiras e interações criativas. Em seguida, a programação se estende às mães e mulheres presentes com uma palestra especial do Outubro Rosa, reforçando a importância da prevenção ao câncer de mama, do autocuidado e da informação, com distribuição de materiais educativos. Para encerrar a noite em clima leve e descontraído, o DJ residente assume a discotecagem embalando o público ao som de boas músicas durante o pôr do sol.
Já no sábado (11), o dia será totalmente dedicado à alegria dos pequenos. Uma mini gincana, música ao vivo com Emanuele Paz e Núcleo Terrestre, pula-pula gratuito e distribuição de brindes transformam o espaço em um ambiente mágico e acolhedor. A proposta é garantir momentos especiais para as crianças e também para os adultos, em um evento pensado para toda a família.
Confira a entrevista na íntegra.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.