SAÚDE PRESIDENCIAL

Lula planeja cirurgia no quadril para tratar artrose no segundo semestre

Presidente enfrenta fortes dores na região da perna e quadril.

Ipolítica

Atualizada em 24/07/2023 às 13h00
Procedimento cirúrgico pretende remediar dores que atacam o presidente nas pernas e quadris.
Procedimento cirúrgico pretende remediar dores que atacam o presidente nas pernas e quadris. (Ricardo Stuckert / PR)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem planos de passar por uma cirurgia para tratar uma artrose no fêmur ainda neste ano. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, a cirurgia é programada e está prevista para ocorrer entre os meses de outubro e dezembro.

Neste domingo (23), Lula esteve no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde passou por uma pequena infiltração para aliviar o desconforto no quadril. O procedimento foi realizado sob os cuidados de seu médico pessoal, o clínico-geral e cardiologista Roberto Kalil Filho.

Apesar do incômodo causado pela artrose, Lula seguiu com sua agenda prevista para o dia e participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Após o evento, o presidente deve retornar a Brasília ainda hoje.

A necessidade da cirurgia já vinha sendo indicada pela equipe médica que acompanha Lula. Em uma reunião com senadores, ele mencionou a possibilidade de realizar a cirurgia após uma viagem oficial à França.

Relatos apontam que o presidente vinha enfrentando fortes dores na região da perna e quadril. Em uma visita à Bahia em maio, Lula já havia tratado do assunto e revelado que estava recebendo injeções diárias para aliviar o desconforto, mas que essas não estavam surtindo mais efeito. De maneira descontraída, brincou com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, sobre a necessidade de ser curado para poder voltar a jogar futebol.

"Depois, vou fazer uma consulta com o Otto. Estou com um problema na cabeça do fêmur, e você é ortopedista, sabe disso, e você sabe que você vai ter que me curar, porque eu sou bom de bola e não posso jogar mais", afirmou Lula na ocasião.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.