SÃO LUÍS - O prefeito Eduardo Braide (PSD) se juntará nesta terça-feira (4) a gestores municipais de outras capitais do país, em Brasília, para pressionar deputados federais a instituírem mudanças no texto da Reforma Tributária que está em análise na Câmara Federal.
O objetivo, segundo Braide, é evitar perda de recursos e cobrar a manutenção de autonomia dos municípios no que diz respeito à arrecadação.
A proposta que tramita na Câmara propõe a incorporação do Imposto sobre Serviços (ISS), tributo municipal, e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um tributo estadual, em um único imposto: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
“Já estou em Brasília para, junto com outros prefeitos, discutirmos amanhã pontos importantes da reforma tributária, especialmente para evitarmos perda de recursos e mantermos a autonomia dos municípios”, escreveu Braide em seu perfil em rede social.
Ele gravou um vídeo logo depois de ter feito desembarque no aeroporto de Brasília, na noite de segunda-feira.
“Pessoal acabei de chegar em Brasília, onde amanhã [hoje] vou me reunir com prefeitos de diversas capitais do país para a gente tratar de um tema muito importante, que é a reforma tributária. A reforma tributária tem de ser aprovada de forma justa: pra diminuir os impostos, mas sem tirar recursos dos municípios; assim como também os municípios não podem perder a autonomia que foi conquistada ao longo dos últimos anos”, disse.
E completou: “E é para corrigir qualquer injustiça a São Luís e a outros municípios, que a partir de amanhã a gente vai fazer uma série de reuniões aqui e eu vou atualizar vocês pelas redes sociais”.
Leia também: Câmara quer foco total para análise da Reforma Tributária até sexta-feira
Prejuízos
Como a proposta da Reforma Tributária é unificar impostos municipal e estadual num só, prefeitos de grandes cidades do país - onde há concentração de maior arrecadação de ISS, sustentam que a medida prejudicará os municípios.
Governadores de alguns estados, senadores e deputados também se concentrarão na discussão em Brasília sobre o tema, nesta terça-feira.
Saiba Mais
- São Luís tem previsão de orçamento de R$ 5,4 bilhões para 2025
- Chaguinhas afirma ter sido abandonado por Braide e o culpa por derrota nas urnas
- Irmão de Braide paga fiança e é solto
- Braide exonera servidor dono de veículo encontrado com R$ 1 mi em São Luís
- Justiça dá seis meses para Município fazer reparos em escola
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.