Relatório

Weverton Rocha apresenta relatório do marco das garantias

Senador maranhense apresentou documento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado com mudanças no texto já aprovado na Câmara dos Deputados.

Ipolítica

Senador Weverton Rocha retirou do texto a permissão de penhorar o bem familiar previsto no que foi provado pelos deputados
Senador Weverton Rocha retirou do texto a permissão de penhorar o bem familiar previsto no que foi provado pelos deputados (Paulo Soares)

BRASIL - O relator do marco legal das garantias, senador maranhense Weverton Rocha (PDT), apresentou na terça-feira (20) o parecer na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta voltará a ser debatida pelo colegiado nesta quarta-feira (21). O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, determina que será possível utilizar um mesmo imóvel como garantia em diferentes empréstimos.

A proposta tem por objetivo melhorar a oferta de garantias na concessão de crédito para reduzir os juros e tornar a recuperação desses bens mais eficientes em caso de calote. O relator retirou do texto a possibilidade de penhora da casa própria, como previa a redação original elaborada durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

Ao Imirante, o relator adiantou na semana que faria mudanças no texto aprovado na Câmara. “Da forma que veio da Câmara [o projeto de lei] ele autoriza o banco a penhorar o bem familiar. Então, isto que foi uma conquista na época do Sarney. Se alguém perdeu tudo e tem a casa dele, aquilo é um bem familiar e do jeito que o texto chegou, o banco pode penhorar. Por isso, eu tirei isto”, disse.

Weverton Rocha afirma ainda que a aprovação do marco de garantias vai dobrar o crédito no Brasil. “Com a recuperação extrajudicial, vai facilitar e diminuir os juros na hora da aquisição de qualquer tipo de tomada de crédito”, garante.

Além disso, o senador manteve o monopólio da Caixa em operações de penhor. O relatório da Câmara abria esse mercado. Weverton também suprimiu do texto o serviço de gestão especializada de garantias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.