BRASÍLIA - O deputado Evair de Melo (PP-ES) quer esclarecimentos do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), em relação ao uso da Polícia Rodoviária Federal em ação de suporte ao MST. O deputado apresentou requerimento em que solicita a presença do ministro na Câmara de Deputados para esclarecer o caso. A ação a qual se refere Evair aconteceu no último dia 7 de junho no município de Quedas do Iguaçu, no Paraná. O suporte se deu por uso de um helicóptero da Polícia Federal em ação organizada pelo momento.
Policiais e equipamento da PRF foram utilizados na semeadura de 4 toneladas de sementes da palmeira juçara em comunidade do MST. Também participaram da ação representantes da Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/PR), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Itaipu Binacional, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A ação foi divulgada no site da própria PRF. Em vídeo juntado no requerimento, o comandante da PRF, Juliano Kunen, pilota o helicóptero e diz. “Missão dada é missão cumprida!”.
A ação da PRF é encarada por parlamentares da oposição como uma estratégia do ministro Flávio Dino de usar a estrutura do ministério para fazer propaganda positiva do MST. Alvo de uma CPI na Câmara Federal que pretende investigar supostos crimes, o MST teve um de seus principais líderes presos no último dia 4 de março. José Rainha foi detido na cidade de Mirante do Paranapanema, pela Polícia Civil de São Paulo.
Saiba Mais
- Dino dá prazo para PF concluir inquérito de Renan Calheiros
- Dino suspende regra que igualava critérios de aposentadoria para homens e mulheres
- Dino proíbe municípios de pagarem honorários de advogados no exterior
- Monark é condenado por chamar Flávio Dino de gordola
- Supremo aceita queixa-crime de Flávio Dino contra Roberto Rocha
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.