Reação

Comissão debate ações de Big Techs contra PL das Fake News

Empresas de tecnologia estão sendo pressionadas por emitir opinião contra projeto.

Agência Câmara

- Atualizada em 12/06/2023 às 16h02
Deputado quer discutir abuso de poder por empresas
Deputado quer discutir abuso de poder por empresas (Depositphotos)

BRASÍLIA - A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (14) "a manipulação de informações das big techs contra o PL das Fake News (PL 2630/20)". O deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu o debate, afirma que, no início de abril, o Google lançou campanha publicitária contra o PL das Fake News.

"Na véspera da anunciada votação do PL 2630, as ações se intensificaram. Google, Meta, Twitter e Spotify atuaram com forte abuso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares contra o referido projeto de lei", afirmou.

Ele lembra que a ferramenta de busca do Google manteve link para texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, com o posicionamento da empresa sobre o PL, baseado em informações inconsistentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.