Legislativo

Iracema sobre antecipação da eleição na AL: "Vou colocar meu nome à disposição"

Presidente comentou aprovação de projeto que autoriza realização de nova eleição já neste ano.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 02/06/2023 às 07h49
Iracema diz que proposta tem apoio "da quase totalidade dos deputados"
Iracema diz que proposta tem apoio "da quase totalidade dos deputados" (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Iracema Vale (PSB), comentou nesta quinta-feira (1º), em entrevista exclusiva ao Imirante, a decisão da Casa de antecipar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.

Projeto de resolução que trata do assunto foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno também ontem.

Segundo ela, seu nome estará à disposição dos colegas para uma reeleição. "Vou colocar meu nome à disposição", disse. Acrescentando, contudo, que a composição da chapa ainda está em discussão entre os parlamentares.

Vale explicou que a proposta de antecipação do pleito decorre, principalmente, da unidade dos deputados e tem o apoio “da quase totalidade" deles.

"A gente pode dizer que haverá a antecipação da eleição da Mesa Diretora. A construção da chapa e a escolha dos candidatos é uma coisa que nós ainda estamos conversando entre nós. É uma discussão interna, que ainda está em construção. Mas a antecipação é uma vontade da quase totalidade dos deputados. Pela estabilidade que a Casa vem vivendo, pela unidade que a Casa tem. Se avizinha, ano que vem, as eleições municipais. Antes que se acirrem as disputas, então a Casa resolveu antecipar", completou.

O projeto de resolução aprovado nesta quinta é de autoria do deputado estadual Antônio Pereira (PSB). Ele altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autoriza a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura.

Assim que aprovada em segundo turno, e promulgada, a proposta garante que a eleição pode ocorrer na segunda quinzena do mês de junho do primeiro ano de cada legislatura – a princípio, o pleito ocorreria no dia 20 de junho, mas houve aprovação também de alteração proposta pelo deputado estadual Neto Evangelista (União) em relação à data.

A apreciação em segundo turno só deverá ocorrer em cerca de dez dias – já que há a necessidade de respeito a um interstício mínimo de duas sessões e na próxima quinta-feira, 8, é feriado de Corpus Christi.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.