Legislativo

Aprovada a antecipação da eleição para a Mesa da Assembleia

Deputados aprovaram projeto de resolução que antecipa a eleição da Mesa para a segunda quinzena do mês de junho deste ano.

Ronaldo Rocha e Gilberto Léda / Ipolítica

Iracema Vale deve ser reeleita presidente do Legislativo Estadual
Iracema Vale deve ser reeleita presidente do Legislativo Estadual (Divulgação / Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na manhã desta quinta-feira (1º), em primeiro turno, o Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Antônio Pereira (PSB) que altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e autoriza a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura.

Com a aprovação, a eleição deve ocorrer na segunda quinzena do mês de junho. A princípio, o pleito ocorreria no dia 20 de junho, mas uma alteração proposta pelo deputado Neto Evangelista foi aceita e não fixa data para a eleição. 

A matéria, contudo, ainda precisará ser apreciada em segundo turno, o que ocorrerá na próxima semana. 

A proposta de antecipação da eleição da Mesa tramita na Casa desde a semana passada, e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira, 31.

Há consenso na Assembleia para a reeleição da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

Atualmente, a segunda eleição para o comando do Legislativo Estadual deve ocorrer apenas no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura – na prática, seria em fevereiro de 2025. Com a mudança no regimento aprova hoje, o novo pleito poderá ser marcado a partir do dia 16 deste mês.

Articulação

A articulação faz parte da movimentação pela garantia da reeleição da atual presidente da Assembleia, Iracema Vale, como confirmado na semana passada pelo deputado Roberto Costa (MDB). Segundo o emedebista, trata-se de “uma vontade de praticamente todos os deputados que compõem a Assembleia Legislativa”.

“Existe um sentimento de total confiança na presidente Iracema Vale e a presença dela na frente do parlamento é muito simbólica, uma vez que depois de quase 200 anos, temos uma mulher presidindo o parlamento estadual do Maranhão”, destacou.

Apesar disso, deputados governistas de blocos e bancadas de partidos evitam tratar do tema.

Saiba Mais

A antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é um mecanismo que ocorre com certa frequência na Casa. Quase todos os os últimos presidentes do legislativo alcançaram a reeleição por meio desse dispositivo, a exemplo de Othelino Neto (PCdoB).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.