(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Braide e vereadores: uma relação que prejudica São Luís

Prefeito e parlamentares da capital vivem em clima tenso e de diálogo zero ou quase inexistente; o reajuste dos servidores públicos mostra como o clima de tensão entre os poderes atrapalha os ludovicenses.

Ipolítica

Em poucas ocasiões, o prefeito Eduardo Braide se reuniu com os vereadores da capital
Em poucas ocasiões, o prefeito Eduardo Braide se reuniu com os vereadores da capital (Assessoria/Prefeitura de São Luís)

Mais uma vez a relação entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e os vereadores pior consideravelmente. Desta vez, é o projeto de lei dos servidores públicos e as emendas apresentadas pelos parlamentares.

Como a corda deste relacionamento está bastante esticada, o diálogo não acontece e, quando ocorre, a comunicação vem cheia de ruídos. E foi isto que aconteceu na questão da matéria do reajuste de servidores públicos.

Poucas informações da Prefeitura de São Luís (os dados foram praticamente zero), um pedido de urgência e análise praticamente inexistente do texto para os vereadores votarem. Ou seja, sem diálogo.

Depois de toda a confusão (causada com o anúncio de Braide de que os servidores não receberiam o reajuste no salário pago nesta terça-feira, 30), há uma proposta de conversa. Uma reunião para tentar colocar fim no impasse.

Só fica uma dúvida: por que este diálogo não aconteceu antes que a matéria fosse aprovada com as emendas? Por que votar sem informações? 

O jogo político desnecessário e cheio de vaidades e orgulhos é que vem dando o tom nesta relação entre os dois poderes.

Mais crise

E quando se pensa que o imbróglio pode ser resolvido no diálogo (tardio, claro), um vídeo nas redes sociais acaba deixando a situação desconfortável.

Os vereadores foram comunicados pelo presidente da Casa, Paulo Victor(PCdoB), de uma reunião com Eduardo Braide na Câmara na tarde desta terça. 

No entanto, o prefeito publica um vídeo culpado os vereadores pelo não reajuste dos servidores e ainda diz que está na prefeitura aguardando os parlamentares para conversar.

Desrespeito

O vídeo foi considerado desrespeitoso pelos parlamentares. Eles dizem que irão a reunião se tiver, mas não irão com um discurso pacífico.

O prefeito quer falar sobre os vetos que dará ao projeto de lei e pedir que não sejam derrubados.

O vereador Raimundo Penha (PDT) fez uma sugestão diferente: ele pede que a reunião aconteça na quarta-feira, 31, e que tenha a presença de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para esclarecer qualquer dúvida.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.