Convocação

Ônibus escolares parados estão em processo de "assentamento", diz secretária a vereadores

Carolina Salgado afirmou que os veículos passam por um processo de tratamento realizado pela fabricante, que é chamado de revisão de assentamento.

Ipolítica

Caroline Salgado passou cerca de 3h respondendo a questionamentos dos vereadores de São Luís
Caroline Salgado passou cerca de 3h respondendo a questionamentos dos vereadores de São Luís (Agência Câmara de SLZ)

SÃO LUÍS - Os vereadores de São Luís ouviram, nesta terça-feira, 23, os esclarecimentos da secretária Carolina Marques Salgado, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre os ônibus escolares parados. São 46 veículos e a auxiliar de primeiro escalão do prefeito Eduardo Bride (PSD) garante que o processo de vistoria e adequações está sendo concluído. 

Sobre estes ônibus, Carolina Salgado afirmou que os veículos passam por um processo de tratamento realizado pela fabricante, que é chamado de revisão de assentamento.
“Eu trago aqui em minhas mãos uma declaração da empresa Mônaco, autorizada da Volkswagen no Maranhão, onde atesta que esses veículos que estão lá estacionados ainda não concluíram esse procedimento e, por isso, ainda estão parados”, concluiu.

Além dos novos ônibus escolares parados no pátio da Semed, Salgado foi cobrada sobre as condições dos veículos que atualmente prestam o serviço aos alunos da rede municipal de ensino. Em sua exposição, Jonathan Soares (Coletivo Nós - PT) apresentou imagens de um ônibus do transporte escolar que estava lotado de crianças, colocando em riscos a saúde e vida dos próprios alunos.

“Esse ônibus, por força de lei, não poderia circular dessa forma. Nenhuma criança ou adolescente deveria ser transportado em pé no transporte escolar lotado e, por isso que o correto seria ter um quantitativo de ônibus que consiga corresponder à demanda da necessidade”, completou.

Já o vereador Marcial Lima (Podemos) exibiu no telão da Câmara um ônibus sem placas. Ao expor a situação, o parlamentar citou dispositivo do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) que proíbe situações como essas.

“Isso não pode acontecer, secretária! O prefeito Eduardo Braide afirmou que os veículos não estavam circulando por falta de placas, mas os flagrantes comprovam que existem, sim, ônibus transportando alunos na zona rural que estavam sem placas”, declarou.

Quem também se manifestou cobrando a titular da Semed foi o vereador Octávio Soeiro (Podemos). Ele falou sobre outras situações que afetam a saúde e aprendizagem dos alunos da rede municipal. Em seu discurso, o parlamentar citou déficit de professores, abordou problemas estruturais nas escolas e citou casos de pombos em forros das unidades de ensino que podem, inclusive, afetar a saúde dos estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.