(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Deputados anteciparão a eleição da mesa diretora da AL

Parlamentares dizem que está pacificado em torno do nome de Iracema Vale para reeleição.

Ipolítica

Iracema Vale deve ser reeleita na eleição antecipada da Assembleia Legislativa
Iracema Vale deve ser reeleita na eleição antecipada da Assembleia Legislativa (Reprodução / ALEMA)

SÃO LUÍS - Há cerca de três meses, os deputados estaduais elegeram Iracema Vale (PSB) para presidir a Assembleia Legislativa. A eleição foi por consenso após a construção de uma estratégia que tirou de cena o então presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

E mesmo sendo recente a escolha da nova mesa diretora da Assembleia, os parlamentares decidiram antecipar a próxima eleição da Casa. Isto mesmo! Antecipar a eleição da mesa diretora em um ano e meio.

Esta nova eleição deve ocorrer já neste mês de junho. E por que antecipar tanto assim? Os deputados dizem que é para evitar disputas futuras e também por “ser o sentimento dos deputados”.

“Já está pacificado”, disse uma fonte à coluna.

Pacificado, na verdade, está o nome de Iracema Vale para a reeleição. Os demais cargos da mesa diretora da Assembleia ainda serão conversados entre os parlamentares. A ideia é abrir espaço para aqueles que abdicaram de tentar disputar cargos nesta primeira eleição deste nova legislatura.

Não é novidade

Não é novidade antecipar eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Com Othelino Neto isto também ocorreu.

Em maio de 2019, o comunista teve sua reeleição garantida para se manter no comando da Casa no biênio 2021/2022.

Na época, ele havia acabado de se eleger presidente da Assembleia em fevereiro.

Filiação

Na próxima segunda-feira, 28, acontecerá a filiação oficial do deputado federal Cléber Verde no MDB.

O ato de filiação terá a presença do presidente nacional do partido, Baleia Rossi e a deputada Roseana Sarney. Verde vai assumir o comando do MDB em São Luís e organizar a legenda para a eleição na capital.

Neste dia, o partido anunciará a data de filiação de Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB), na legenda. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.