Deputados anteciparão a eleição da mesa diretora da AL
Parlamentares dizem que está pacificado em torno do nome de Iracema Vale para reeleição.
SÃO LUÍS - Há cerca de três meses, os deputados estaduais elegeram Iracema Vale (PSB) para presidir a Assembleia Legislativa. A eleição foi por consenso após a construção de uma estratégia que tirou de cena o então presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).
E mesmo sendo recente a escolha da nova mesa diretora da Assembleia, os parlamentares decidiram antecipar a próxima eleição da Casa. Isto mesmo! Antecipar a eleição da mesa diretora em um ano e meio.
Esta nova eleição deve ocorrer já neste mês de junho. E por que antecipar tanto assim? Os deputados dizem que é para evitar disputas futuras e também por “ser o sentimento dos deputados”.
“Já está pacificado”, disse uma fonte à coluna.
Pacificado, na verdade, está o nome de Iracema Vale para a reeleição. Os demais cargos da mesa diretora da Assembleia ainda serão conversados entre os parlamentares. A ideia é abrir espaço para aqueles que abdicaram de tentar disputar cargos nesta primeira eleição deste nova legislatura.
Não é novidade
Não é novidade antecipar eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Com Othelino Neto isto também ocorreu.
Em maio de 2019, o comunista teve sua reeleição garantida para se manter no comando da Casa no biênio 2021/2022.
Na época, ele havia acabado de se eleger presidente da Assembleia em fevereiro.
Filiação
Na próxima segunda-feira, 28, acontecerá a filiação oficial do deputado federal Cléber Verde no MDB.
O ato de filiação terá a presença do presidente nacional do partido, Baleia Rossi e a deputada Roseana Sarney. Verde vai assumir o comando do MDB em São Luís e organizar a legenda para a eleição na capital.
Neste dia, o partido anunciará a data de filiação de Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB), na legenda.
Saiba Mais
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
- PT defende Camarão para governo em 2026, mas diz que não antecipará debate
- Brigas de Bolsonaro e Valdemar "sobram" para deputados do MA
- Marquinhos tentou ser presidente e acabou acelerando apoios a Paulo Victor
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.