Quinto Constitucional

Definido primeiro nome da lista sêxtupla da OAB-MA para vaga no TJMA

Conselheiros elegeram primeiro integrante de lista reservada a candidatos autodeclarados como pretos ou pardos.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 18/05/2023 às 18h23
Hugo Assis Passos foi o mais votado em segundo escrutínio
Hugo Assis Passos foi o mais votado em segundo escrutínio (Reprodução/Redes sociais)

SÃO LUÍS - O advogado Hugo Assis Passos foi o primeiro escolhido pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), para integrar a lista sêxtupla que será submetida ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para escolha de desembargador pelo Quinto Constitucional.

Ele obteve 40 votos, contra 27 de Diego Menezes, e um voto dado a Alessandra Belfort e Silva.

Os três disputavam a vaga destinada aos candidatos autodeclarados como pretos ou pardos. Pelas regras do edital relacionadas à cota racial, pelo menos um deles deve integrar a lista.

A escolha de Hugo Passos ocorreu apenas em segundo escrutínio. No primeiro, o mais votado havia sido Diego Menezes, com 33 votos - Hugo Passos havia obtido apenas 29 votos na primeira votação.

O eleito, no entanto, precisaria ter mais de 50% dos 68 votos em disputa, o que obrigou o Conselho Seccional a realizar uma segunda chamada.

A sessão do colegiado segue, para definição dos cinco demais integrantes da lista a ser encaminhada aos desembargadores do TJ maranhense.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.