SÃO LUÍS - O advogado Hugo Assis Passos foi o primeiro escolhido pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), para integrar a lista sêxtupla que será submetida ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para escolha de desembargador pelo Quinto Constitucional.
Ele obteve 40 votos, contra 27 de Diego Menezes, e um voto dado a Alessandra Belfort e Silva.
Os três disputavam a vaga destinada aos candidatos autodeclarados como pretos ou pardos. Pelas regras do edital relacionadas à cota racial, pelo menos um deles deve integrar a lista.
A escolha de Hugo Passos ocorreu apenas em segundo escrutínio. No primeiro, o mais votado havia sido Diego Menezes, com 33 votos - Hugo Passos havia obtido apenas 29 votos na primeira votação.
O eleito, no entanto, precisaria ter mais de 50% dos 68 votos em disputa, o que obrigou o Conselho Seccional a realizar uma segunda chamada.
A sessão do colegiado segue, para definição dos cinco demais integrantes da lista a ser encaminhada aos desembargadores do TJ maranhense.
Saiba Mais
- Brandão escolhe Maria da Graça Amorim nova desembargadora do TJMA
- OAB-MA diz que recorrerá de decisão do TJ que excluiu Flávio Costa de lista
- TJMA rejeita nome de Flávio Costa e OAB/MA terá de refazer lista sêxtupla
- TJ tem maioria por devolver lista sêxtupla à OAB-MA; veja votos
- Paulo Velten vota por devolução de lista à OAB; Nelma pede vistas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.