Nova eleição

OAB-MA divulga novos indicados em lista para o Quinto Constitucional

Segunda votação ocorreu nesta terça-feira (16), após polêmicas envolvendo primeiro processo eleitoral.

Ipolítica

Atualizada em 16/05/2023 às 18h50
Nova lista passará por crivo do Conselho Seccional
Nova lista passará por crivo do Conselho Seccional (Divulgação)

SÃO LUÍS - Pouco mais de duas semanas após a polêmica anulação do primeiro processo eleitoral, os advogados do Maranhão voltaram às urnas, nesta terça-feira (16), para escolher os 12 integrantes da lista que seguirá na disputa por uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelo Quinto Constitucional.

Foram escolhidos seis homens e seis mulheres, em votação a cargo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA).

O primeiro pleito, anulado, havia sido realizado pela plataforma ElejaOnLine, mas houve diversos questionamentos. Um deles, levado à Justiça Federal, culminou com a suspensão liminar do procedimento.

A votação de hoje foi conduzida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), utilizando o sistema Helios. Segundo a OAB-MA, a mesma ferramenta é utilizada para eleição do Ministério Público Federal (MPF) e da OAB-SC, por exemplo.

Veja a nova lista:

Mulheres
- Ana Brandão, 3.183 votos
- Lorena Saboya, 2.820 votos
- Anna Graziella, 2.681 votos
- Valéria Lauande, 2.101 votos
- Josineile Pedroza, 1.942 votos
- Alessandra Belfort,  1.746 votos

Homens
- Flávio Costa, 3.165 votos
- Gustavo Vilas Boas, 2.588 votos
- Gabriel Ahid Costa, 2.354 votos
- Diego Menzes Soares, 1.940 votos
- Hugo Passos, 1.779 votos
- Gustavo Sauaia, 1.628 votos

Os novos integrantes da lista serão submetidos ao Conselho Seccional da OAB-MA, em data ainda a ser informada. O colegiado, então, reduzirá o grupo a uma lista sêxtupla, com três homens e três mulheres.

É esta segunda relação que será submetida a votação pelos desembargadores do TJMA, responsáveis pela elaboração de uma lista com apenas três nomes, depois encaminhados ao governador Carlos Brandão (PSB), que nomeará o novo desembargador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.