Ato público

DIA S: entidades do comércio fazem mobilização em defesa de Sesc e Senac

Objetivo é conscientizar a sociedade sobre o PLV 9/23, que prevê a retirada de 5% dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur.

Publipost

Atualizada em 16/05/2023 às 22h17
Em São Luís, a manifestação aconteceu em frente ao Sesc Deodoro, no Centro da capital maranhense. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
Em São Luís, a manifestação aconteceu em frente ao Sesc Deodoro, no Centro da capital maranhense. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (16) o Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac realizou uma mobilização nacional, o “DIA S”. O ato público tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o PLV 9/23, que prevê a retirada de 5% dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur. Em São Luís, a manifestação aconteceu em frente ao Sesc Deodoro, no Centro da capital maranhense.

A manifestação teve a participação de empresários do comércio, diretores da Fecomércio, Sesc e Senac, presidentes de sindicatos associados e alunos e colaboradores do Sistema S. Centenas de pessoas estiveram reunidas em defesa do Sesc e Senac. As instituições são essenciais para a promoção da educação, da saúde e do bem-estar dos trabalhadores do comércio. 

O presidente da Fecomércio, Maurício Aragão Feijó, falou sobre a importância do ato realizado nesta terça, em São Luís e em todo o Brasil. 

“Hoje é um dia muito especial para todos nós que fazemos Sesc no Maranhão. Essa mobilização é uma demonstração de força e de repúdio ao ato altamente grave que estão querendo fazer contra o Sesc e o Senac. A Embratur está querendo nos tirar 5 % dos nossos recursos que são nossos e do empresariado. Não é do Tesouro Nacional, não é Governo Federal. É do empresário em beneficio do servidor comerciário. E nós nesse dia no Brasil todo estão acontecendo movimentações com esta que está acontecendo aqui na praça Deodoro. Nó conclamamos a todos, servidores, comerciários, fornecedores, professores e alunos para que juntos façamos um grande ato de repúdio a essa situação de querem tirar os nossos recurso”, disse o presidente da Fecomércio 

Retirar os recursos do Sesc é eliminar 2 mil apresentações artísticas, reduzir 37 mil atendimentos em atividades físicas e recreativas, acabar com mais de 7 mil matrículas em educação básica, diminuir mais de 2 milhões de quilos de alimentos distribuídos e deixar de oferecer quase 3 mil exames clínicos. Cortar 5% do Senac é reduzir 140 milhões de recursos destinados a atendimentos gratuitos, eliminar 7 milhões de horas-aula gratuitas, acabar com 31 mil matrículas em cursos gratuitos, fechar 52 unidades e encerrar as atividades em 95 municípios. 

Cortar 5% do Senac é reduzir 140 milhões de recursos destinados a atendimentos gratuitos. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
Cortar 5% do Senac é reduzir 140 milhões de recursos destinados a atendimentos gratuitos. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

Para a diretora regional do Sesc MA, Rutineia Monteiro, a retirada de recursos vai prejudicar as instituições que atendem milhões de brasileiros em todos os Estados do país.

Hoje estamos no “DIA S” de mobilização nacional em defesa do Sesc e Senac, contra um projeto de Lei que tramita no Senado Federal para retirada de 5% dos nossos recursos. Para nós é muito importante vesti preto, gritar que repeite o Sesc, respeite o Senac em defesa de instituições que atendem milhões de brasileiros em todos os Estados fazendo cultura, educação profissional, educação básica assistência, saúde e lazer. Esse é o nosso trabalho! Por isso nós estamos em defesa do Sesc e do Senac”, explicou Rutineia Monteiro.

Ahirton Batista Lopes, diretor regional do Senac no Maranhão, explicou a importância do Sesc e do Senac na profissionalização e edução da sociedade brasileira.

“Essa movimentação é muito interessante para a instituição e para o Estado Maranhão. Parece ser pouco a proposta de corte de 5%, mas isso representa muita assistência, representa muito trabalho do Sesc que é uma instituição que tem uma gama de serviços a serem prestados e proposta de trabalho. É muito importante que se veja o programa de expansão que as duas instituições têm. Uma trabalha com educação profissional e o Sesc tem uma série de propostas de trabalho voltados para o social. O Senac uma instituição que prepara a pessoa para o mercado de trabalho, e se fizer uma análise são pessoas carentes que não tem condições de ir pro mercado de trabalho sem se preparar e não tem onde além do Senac. São essas instituições que cumprem esse papel, Por tanto, nesse momento é interessante que todos nós trabalhemos nesse sentido da retirada de proposta. A verdade é que agora a sociedade despertou, e não só nós que somos de certo modo somos interessados porque somo empregados. Nós somos interessados também pelo trabalho do serviço social que nós prestamos. É um trabalho enorme! O que atesta são essas assinaturas das pessoas que estão aí já comprovando. Pessoas que estão na rua falando dessa proposta. Enfim, é uma proposta maléfica para o Estado e até para a nação. Esse movimento não é só nosso no Estado do Maranhão. É u movimento que é nacional, e temos certeza, pelo menos temos muita confiança de que vamos vencer”, disse Ahirton Batista Lopes. 

Abaixo-assinado digital

Mais de 480 mil pessoas já se mobilizaram em defesa do Sesc e do Senac no abaixo-assinado digital que será levado ao Senado. Você também pode contribuir para evitar que essa medida seja aprovada nesta quarta, dia 16 de maio, e impacte milhares de pessoas. Assine a petição pelo link https://bit.ly/3HUKNfF. Você receberá um e-mail para confirmação do seu voto. 



 

DIA S: entidades do comércio fazem mobilização em defesa de Sesc e Senac

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.