Levantamento

Maranhão: 2º Estado do Nordeste com maior número de pacientes esperando por cirurgias

Mais de 47 mil pessoas aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar um procedimento cirúrgico no Maranhão.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 09/05/2023 às 23h44
Entre os motivos que podem levar esta demora, é a falta de médicos.
Entre os motivos que podem levar esta demora, é a falta de médicos. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Um levantamento do Governo Federal mostra que o Maranhão é o segundo Estado do Nordeste e o sexto do país com o maior número de pessoas à espera de uma cirurgia. Ainda segundo o estudo, 47.488 mil pessoas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um procedimento cirúrgico.

Leia também:

Maranhão é o estado com o menor índice de médicos por habitantes

Entretanto, a situação poderia ter melhorado já que o Estado é um dos que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas, no início deste ano, para mudar o cenário. Ao todo, R$ 600 milhões de reais destinados para reduzir, ao menos, 40% das filas em 19 estados do país.

Déficit de médicos por habitantes

Entre os motivos que podem levar esta demora, é a falta de médicos. Um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que o Maranhão é o Estado com maior déficit de médicos por habitantes. São cerca de 8 mil profissionais, o que representa um médico para cada grupo de mil habitantes.

Sem médicos, a realização de qualquer procedimento, fica complicado. Jardel de Sousa dos Anjos, de 18 anos, sofreu um acidente de moto há quatro meses e aguarda uma cirurgia para recuperar os movimentos do braço e da mão.

Por outro lado, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que é onde ele deveria fazer a cirurgia, diz que não tem anestesias disponíveis para o procedimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.