Saúde

Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas no Hospital Geral de Peritoró

Procedimentos estavam suspensos em decorrência da pandemia da Covid-19 no Estado; serviços retomados incluem cirurgia geral, ortopédica e oftalmológica.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Hospital Geral de Peritoró.
Hospital Geral de Peritoró. (Foto: Divulgação / SES)

PERITORÓ – Foi retomada, nesta semana, a realização de cirurgias eletivas no Hospital Geral de Peritoró, município a 238 km de São Luís. Os procedimentos cirúrgicos estavam suspensos em decorrência da Covid-19. Os serviços retomados incluem cirurgia geral, ortopédica e oftalmológica.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por mês, o hospital estima que sejam feitas de 350 a 400 intervenções cirúrgicas.

Além disso, também é realizado no Hospital Geral de Peritoró, o mutirão para a cirurgia de catarata. Ao todo deverão ser realizadas 200 cirurgias para correção da doença que causa opacidade nos olhos, podendo causar visão nublada, dificultando tarefas como ler, dirigir e enxergar com nitidez em pessoas com idade entre os 60 e 80 anos.

“Estava no aguardo dessa cirurgia de catarata. Eu estou muito feliz, pois vou poder voltar a ler com mais qualidade”, contou Beatriz Cavalcante, de 68 anos, uma das pacientes beneficiadas com a retomada dos procedimentos oftalmológicos.

As cirurgias eletivas estão sendo gradativamente retomadas na rede estadual de saúde, a partir do cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 nas regiões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.