Entrevista coletiva

Paulo Victor anuncia pré-candidatura e coleta pedidos de afastamento de Eduardo Braide

Presidente da Câmara Municipal de São Luís afirmou que marchará com responsabilidade para o pleito de 2024; ele também disse que o Plenário decidirá sobre afastamento de Braide.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Paulo Victor anunciou pré-candidatura e disse ter recebido pedidos de afastamento de Braide
Paulo Victor anunciou pré-candidatura e disse ter recebido pedidos de afastamento de Braide (Reprodução / Instagram)

SÃO LUÍS - O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), anunciou na manhã desta terça-feira, em entrevista coletiva, a oficialização de sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís. 

No mesmo pronunciamento, ele anunciou ter recebido três pedidos de afastamento e de cassação do prefeito Eduardo Braide (PSD). Os pedidos, segundo o chefe do Legislativo, serão analisados com responsabilidade pelo Plenário da Casa.

Ao anunciar pré-candidatura, Paulo Victor reforça a tese de estratégia de ter deixado a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para retornar ao comando da Câmara, em meio a forte crise institucional enfrentada por Braide.

“Informo aos senhores e senhoras e à nossa população que o retorno a esta Casa tem o intuito principal e sobretudo em discutir e pautar a nossa cidade, mas sobretudo de fazer o enfrentamento positivo, assumir a responsabilidade de ser pré-candidato a prefeito da nossa cidade”, disse.

E completou: “Afirmo publicamente que inicio uma marcha de pré-candidatura à Prefeitura da cidade, não só observando valores jurídicos e políticos desta Casa, não deixando em plano raso a responsabilidade jurídica desta Casa. Como presidente que sou, irei tratar com responsabilidade as demandas, e sobretudo a responsabilidade de fiscalizar o Executivo, sem politicagem”.

Pedidos de afastamento

Paulo Victor anunciou também ter recebido três pedidos de afastamento do prefeito Eduardo Braide. Ele explicou que a tramitação dos pedidos dependerá do Plenário.

“Afirmo aos senhores que recebo três pedidos de afastamento e cassação do prefeito Eduardo Braide. Foram protocolados nesta manhã. Esses pedidos serão deliberados para o Plenário e sua maioria eles aprovarão ou não a abertura do pedido de afastamento do prefeito”, pontuou.

Paulo Victor não informou quais são os vereadores que assinam os pedidos de afastamento e cassação de mandato contra Eduardo Braide.

Retorno

Paulo Victor deixou a Secma no sábado, por volta das 15h45, horário em que ocorreu o anúncio oficial pelo governador Carlos Brandão (PSB).

Para o seu lugar ficou Yuri Arruda, que já havia sido o titular da pasta em ocasião anterior.

A segunda passagem de Victor na Cultura foi curta, e durou pouco mais de 60 dias. Ele havia assumido o posto no início do mês de março.

Plenário 

Ao reassumir a presidência da Câmara, Paulo Victor faz com que o presidente interino, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), também retorne à função de primeiro vice-presidente.

Já o suplente de vereador Marcelo Poeta (PCdoB), que exercia mandato no período de licença de Victor, deixa a cadeira do Plenário e retorna à condição de suplente. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.