Em defesa dos Lençóis

Operadores de turismo fazem protesto em Barreirinhas

Condutores regularizados se uniram aos guias de viagem e às agências para protestar contra a prática e em defesa dos Lençóis Maranhenses.

Evandro Júnior - Imirante

Protesto de operadores de turismo em Barreirinhas
Protesto de operadores de turismo em Barreirinhas (Foto: Reprodução - TV Mirante)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (1º), operadores de turismo fizeram um protesto contra a circulação de veículos não cadastrados na área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no norte do Maranhão.

Os condutores regularizados se uniram aos guias de viagem e às agências para protestar contra a prática e em defesa da unidade de conservação.

"Estão levando tudo para dentro do parque. Levando bebida alcoólica, com som, andam em alta velocidade e isso é proibido, e nós estamos brigando para que isso não aconteça", explicou o empresário Teotônio Júnior.

Em protesto, eles estacionaram os veículos em uma avenida em Barreirinhas, cidade a 252 km da capital. Eles também bloquearam as balsas que fazem viagens para a área, em direção às dunas e lagoas do Parque Nacional.

Os manifestantes cobram mais rigor no acesso ao parque e querem que seja proibida a entrada de veículos não credenciados na região das dunas.

"Eles vem com muita velocidade para cima para fazer as curvas. É um transporte de muita potência, quem está ali pilotando, quer saber de aventura, de off road e eu acho muito complicado. Até falei com nossos amigos que, se continuar, infelizmente, eu como morador do Parque vou deixar minha carteira de guia, de condutor pendurada lá, porque eu não vou morrer na trilha, porque tenho minha família para dar o alimento", afirmou Marcos Rocha, guia de turismo.

Vários flagrantes de comboios de veículos escalando as dunas são vistos praticamente todos os dias na área. A medida é uma violação à Lei de Crimes Ambientais que proíbe a entrada de quadriciclos, bugres e motos nos parques nacionais.

"Quando eles entram, eles acabam com tudo no parque, acabam com uma trilha, com uma vegetação. Então o que a gente quer é preservar os Lençóis Maranhenses", diz Valério Araújo, presidente da ABVTUR.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.