Meteorologia

São Luís é a cidade com o maior volume de chuvas no Estado, diz Nugeo

Segundo o Nugeo, março foi o mês em que apresentou maior índice de pluviométrico em relação aos meses de janeiro, fevereiro e abril.

Imirante.com

Atualizada em 24/04/2023 às 15h53
São Luís, em apenas quatro meses, está no topo entre as cidades que receberam maior volume de chuvas nestes quatro primeiros meses de 2023.
São Luís, em apenas quatro meses, está no topo entre as cidades que receberam maior volume de chuvas nestes quatro primeiros meses de 2023. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Os primeiros meses do ano foram marcados com altos registros de chuvas em todo o Maranhão, em especial na capital em Sã Luís. Segundo o levantamento realizado pelo Laboratório de Meteorologia do Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi indicado que São Luís, em apenas quatro meses, está no topo entre as cidades que receberam maior volume de chuvas nestes quatro primeiros meses de 2023.

Leia também:

Chuva forte derruba árvore e provoca alagamentos em São Luís

Ainda segundo o Laboratório de Meteorologia do Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo), as chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Entre as cidades que estão no topo do boletim levantado pelo laboratório estão, além da capital, São Luís, Satubinha, Bela Vista do Maranhão e Zé Doca. 

Veja os números abaixo:

Maior volume durante os quatro primeiros meses do ano (total mensal):

São Luís: 1768,4 mm
Satubinha: 1610,6 mm
Bela Vista do Maranhão: 1513,8 mm
Zé Doca: 1512,2 mm

Ainda de acordo com a análise feita pelo Nugeo, março foi o mês em que apresentou maior índice de pluviométrico em relação aos meses de janeiro, fevereiro e abril. Durante o terceiro mês do ano, São Luís fica na segunda posição em relação a volume de chuvas, com 705,4 mm, sendo deixada para trás pelo município de Satubinha que chegou a apresentar 828,2 mm apenas durante o mês de março, maior índice de chuva durante mês para todo o Maranhão.

Março normalmente é o mês mais chuvoso em todo o estado do Maranhão, onde as chuvas se concentram no setor norte/noroeste, com valores acima de 400 mm, principalmente pela influência da ZCIT, que normalmente se encontra quase sobre o norte do estado.

Volume total de chuvas para o mês de março (quatro maiores):

Satubinha: 828,2
São Luís: 705,4
Bela Vista do Maranhão: 672
Zé Doca: 563,8

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.