Novo imortal

José Jorge Soares é empossado na Academia Maranhense de Letras

O escritor tomou posse na Academia Maranhense de Letras em cerimônia realizada na quinta-feira (20) em São Luís.

Imirante

Atualizada em 21/04/2023 às 18h28
Durante seu discurso, José Jorge Soares expressou sua gratidão pela honra de fazer parte de um grupo tão importante para a literatura.
Durante seu discurso, José Jorge Soares expressou sua gratidão pela honra de fazer parte de um grupo tão importante para a literatura. (Foto: Paulo Soares)

SÃO LUÍS - Na última quinta-feira (20), o engenheiro, professor e escritor José Jorge Soares tomou posse da cadeira 23 da Academia Maranhense de Letras (AML), que homenageia o escritor e poeta maranhense Graça Aranha. A cerimônia ocorreu no salão nobre da AML, em São Luís, com grande presença de público. O desembargador e presidente da AML, Lourival Serejo, foi responsável por empossar o novo imortal.

Durante seu discurso, José Jorge Soares expressou sua gratidão pela honra de fazer parte de um grupo tão importante para a literatura. Ele também mencionou a responsabilidade de substituir o antigo ocupante da cadeira, o engenheiro Luiz Phelipe Andrès, que faleceu em dezembro de 2021. "Para mim, que venho de Pinheiro, uma cidade pequena, dos campos alagados, chegar aqui é um momento de muito orgulho e, sobretudo, imensa responsabilidade", afirmou José Jorge Soares.

A votação para a eleição do novo ocupante da cadeira ocorreu em setembro de 2022, onde José Jorge foi eleito com 30 dos 34 votos válidos. Para os imortais da AML, a presença na academia contribui para o enriquecimento do debate literário. "A academia certamente ganha com a posse do nosso confrade um membro muito eficiente e que vem abrilhantar a nossa casa", afirmou Laura Amélia Damous, acadêmica da AML.

A Academia Maranhense de Letras completa 115 anos de história em 2023, sendo um importante instrumento para a preservação e propagação da cultura e literatura maranhense. Como afirma Joaquim Haickel, acadêmico da AML, a academia é um lugar onde pessoas com o mesmo propósito e intenção se reúnem para defender a cultura.

Sobre José Jorge Soares

Natural de Pinheiro, cidade a 333 km de São Luís, José Jorge Soares é um engenheiro mecânico graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Além disso, ele é Cônsul Honorário da França em São Luís e membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências, bem como do Instituto Geográfico do Maranhão.

Como escritor, possui uma extensa lista de publicações, incluindo obras como 'Lugar das Águas', 'Coisas de Antanho', 'Quadros da Vida Pinheirense', 'Curacanga' e o 'Contador de Histórias'.

José Jorge Soares é empossado na Academia Maranhense de Letras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.