(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Por interesses mútuo, Dino e Josimar se reúnem em Brasília

Ministro da Justiça e o deputado federal do PL têm interesses tanto nas articulações em Brasília quanto nas eleições municipais de 2024 no Maranhão.

Ipolítica

Josimar de Maranhãozinho pode levar para o governo Lula, que Dino faz parte, 30 deputados dos 99 que são do PL na Câmara dos Deputados
Josimar de Maranhãozinho pode levar para o governo Lula, que Dino faz parte, 30 deputados dos 99 que são do PL na Câmara dos Deputados (Reprodução)

 SÃO LUÍS - A política é dinâmica e isto é incontestável. há cerca de um ano e alguns meses seria quase impossível imaginar uma foto de Flávio Dino (PSB) - hoje ministro da Justiça - e o deputado federal do PL do Maranhão, Josimar de Maranhãozinho. Mas existe a imagem e ocorreu após uma reunião na terça-feira, 18, do parlamentar com o ministro em Brasília.

Claro que a relação entre os dois maranhenses era tensa desde operação da Polícia Civil contra Josimar e sua esposa, Detinha (hoje deputada federal). O deputado do PL chegou a critica o então governador Flávio Dino, na época, e deixou claro que não iria compor o projeto eleitoral de 2022 ao lado do comandante do Palácio dos Leões.

E Maranhãozinho não compôs. Ficou ao lado de Weverton Rocha, senador do PDT, na disputa do ano passado.

Mas os lados opostos em 2022 não são maiores que os interesses em jogo em Brasília. Na prática, a questão passa pela matemática simples: O PL - partido de Josimar de Maranhãozinho - tem uma bancada na Câmara dos Deputados de 99 parlamentares. Deste total, o presidente do Partido Liberal do Maranhão consegue trazer para votar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo menos 21 deputados podendo chegar em 30 dependendo da matéria.

Chegando a este total de 30, é praticamente 30% da bancada do PL vinda junto com Maranhãozinho. Pelo menos, esta é a promessa.

E diante desta possibilidade, Flávio Dino não teria como dificultar qualquer agenda com o deputado que tanto já o criticou. Além das articulações no Maranhão, Dino - sem dúvidas - pode apresentar a Lula esta força de Josimar na bancada do PL (maioria do Nordeste) pra ajudar nas votações no Coongresso.

Para Josimar esta reaproximação com Dino é excelente pensando, principalmente, em eleições municipais de 2024.

O fato é que o jogo de interesses múltiplos aproximar adversários.

De olho

Flávio Dino, com este número do PL podendo compor com o governo Lula, pode ser visto como um combatente para além das fronteiras do Ministério da Justiça.

Dino pode ser considerado também como um articulador político. E, por isso, além de Josimar de Maranhãozinho, o ministro da Justiça tem recebido outros atores políticos.

E, em todas as reuniões, as eleições municipais de 2024 acabam entrando na pauta. É um olho em Brasília e outro no Maranhão. 

Votos garantidos

Josimar de Maranhãozinho garante os votos a favor do governo Lula de todos os membros do PL que são do Maranhão.

Então, além do seu próprio voto, Maranhãozinho diz votar com o governo o Júnior Lourenço, sua esposa, Detinha, e até o Pastor Gil (que mantém em suas publicações nas redes sociais um apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro).

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.