Conselho de Ética

PL pede cassação de Márcio Jerry sob acusação de assédio

Deputado maranhense foi denunciado após reclamação da deputada Júlia Zanatta.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 14/04/2023 às 16h15
Jerry nega acusações de colega parlamentar
Jerry nega acusações de colega parlamentar (Divulgação)

SÃO LUÍS - O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, protocolou nesta quinta-feira (13) representação pedindo a cassação do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) por quebra de decoro.

O pedido foi encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL).

Na ação, o partido diz que “a deputada Júlia Zanatta foi abordada pelo representado com comportamento inadequado e inaceitável para um parlamentar, em ato claro e incontestável de natureza abusiva com contornos de importunação sexual e ainda violência política contra a mulher”.

“É explicitamente um contato íntimo forçado e com o objetivo de intimidá-la, sendo uma atitude agressiva e claramente, demonstrando uma abordagem indevida, inaceitável dentro do parlamento, caracterizando-se em violência política de gênero”, diz o documento.

Costa Neto diz que a atitude de Jerry pode ser caracterizada como importunação sexual, violência política contra a mulher, assédio e constrangimento.

“Não há outra medida que dê conta da gravidade do ocorrido que não a cassação do mandato do deputado representado pela prática de ato que feriu seriamente o decoro parlamentar e deveres fundamentais previstos no Código de Ética, o que, certamente, fere a imagem e reputação dessa Casa legislativa caso reste impune”, destacou o presidente do PL.

Entenda o caso - Júlia Zanatta diz que se sentiu assediada pelo ato do parlamentar maranhense e o acusou de ter dado “um cheiro em seu pescoço” durante uma discussão dela com a também deputada Lídice da Mata (PSB), após o encerramento de audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), na Comissão de Segurança Pública da Câmara, na terça-feira, 11.

Jerry nega o assédio e diz ter sido vítima de uma “farsa”. “Absurda acusação”, disse ele, no Instagram. Segundo o comunista – que fechou a publicação para comentários -, a “cena real” foi “deturpada” pela colega parlamentar. “Absurdo tentar tão infame e despropositada acusação”, completou.

“Apelei a ela ali em meio a um tumulto que respeitasse a deputada Lídice da Mata, ‘que tem 40 anos de história nesta Casa’”, acrescentou.

Jerry compartilhou o trecho do vídeo em que se aproxima de Zanatta enquanto ela discutia com a socialista e outros parlamentares. “Saí em defesa de uma deputada idosa com 40 anos de mandato”, defendeu-se o deputado.

Nas imagens é possível percebê-lo falando: “Respeite 40 anos de mandato”. Após a “chegada por trás” do maranhense, Zanatta responde: “Eu tô pedindo calma, só”.

Depois disso, a deputada reclama de ter sido “encostada” pelo deputado do PCdoB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.