Fortes chuvas

Lula vai sobrevoar áreas atingidas pelas chuvas no Maranhão

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 64 municípios do Maranhão estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas e enchentes.

Ian Sousa/ Ipolítica

Atualizada em 08/04/2023 às 17h09
O presidente deve sobrevoar as áreas afetadas pelas chuvas junto com o governador Carlos Brandão (PSB). Após o sobrevoo, o presidente seguirá para o aeroporto de Bacabal, onde falará com a imprensa.
O presidente deve sobrevoar as áreas afetadas pelas chuvas junto com o governador Carlos Brandão (PSB). Após o sobrevoo, o presidente seguirá para o aeroporto de Bacabal, onde falará com a imprensa. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajará ao Maranhão neste domingo (9) por causa das enchentes. As fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas deixaram milhares de famílias desalojadas. O governo do estado decretou situação de emergência em 64 cidades. 

O presidente deve sobrevoar as áreas afetadas pelas chuvas junto com o governador Carlos Brandão (PSB). Após o sobrevoo, o presidente seguirá para o aeroporto de Bacabal, onde falará com a imprensa. Estarão presentes com o petista ainda o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Situação de emergência

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), 64 municípios do Maranhão estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas e enchentes. Até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas em todo o Estado. Já a cidade de Buriticupu, que fica a 395 km de São Luís e sofre também com grandes crateras, decretou estado de calamidade pública.

O CBMMA também comunicou que, até o momento, seis mortes foram registradas por causa das chuvas. A Defesa Civil Estadual está nos municípios afetados, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras, além de monitorar episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.

Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando uma operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 21.400 cestas básicas e 34 mil litros de água, além de 3.450 colchões.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.