Transtornos

Chuvas causam estragos no MA: inundações, transbordamentos e famílias desabrigadas

Em Barra do Corda, um dos maiores açudes da região não suportou o volume d'água e se rompeu. Já Esperantinópolis registrou a pior da enchente do município dos últimos 20 anos.

Imirante.com

Atualizada em 20/03/2023 às 12h12
Açude não suportou o volume d’água e se rompeu em Barra do Corda. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Açude não suportou o volume d’água e se rompeu em Barra do Corda. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

MARANHÃO - O Maranhão está em alerta com as chuvas fortes chuvas que têm atingido o Estado. Diversos municípios têm sofrido as consequências, como em Barra do Corda, onde um dos maiores açudes da região não suportou o volume d'água e se rompeu.

No município de Pedreiras, quase mil pessoas foram atingidas pelas inundações e cerca de 150 famílias estão desabrigadas depois que o nível do Rio Mearim subiu, tendo ficado mais de quatro metros acima do normal.

Em Trizidela do Vale, foram registrados vários pontos de alagamentos e a prefeitura precisou disponibilizar seis abrigos, nos quais 45 famílias já ocupam. Também foram registradas inundações em Poção de Pedras. Parte da cidade ficou debaixo d'água e os moradores fizeram uma "corrente humana" para conseguirem se deslocar.

Moradores de Poção de Pedras fizeram uma “corrente humana” para se deslocarem. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Moradores de Poção de Pedras fizeram uma “corrente humana” para se deslocarem. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Já em Esperantinópolis, cerca de 20 famílias estão desalojadas por conta da pior da enchente do município dos últimos 20 anos. A cidade tem registrado chuvas todos os dias, o que tem causado o acúmulo de água nos igarapés e, por consequência, inundações nas ruas e avenidas. A cidade não tem Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o que piora ainda mais a situação.

O governo do Maranhão decretou situação de emergência em 20 cidades afetadas pelas chuvas. O documento autoriza os órgãos da Administração Pública Estadual, que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, a prestarem apoio técnico, operacional e financeiro aos municípios.

Cidades que constam no decreto:

Afonso Cunha
Alto Alegre do Pindaré
Barreirinhas
Buriti
Coroatá
Esperantinópolis
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Lago da Pedra
Pedreiras
Pinheiro
Poção de Pedras
Santa Inês
Santa Luzia
Santo Antônio dos Lopes
São João do Caru
Trizidela do Vale
Tuntum
Zé Doca
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.