SÃO LUÍS - Uma comitiva formada por membros das Comissões de Meio Ambiente e Assuntos Portuários da Câmara Municipal de São Luís, visitou alguns dos principais portos para pequenas embarcações da Zona Rural de São Luís na quinta-feira (30).
Integraram o colegiado, o presidente da Câmara, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos); Aldir Júnior (PL), 1º secretário da Mesa Diretora; Domingos Paz (Podemos), membro da Comissão de Meio Ambiente e Karla Sarney (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Portuários.
Chaguinhas foi quem liderou a comitiva, que se propôs a conhecer de perto a situação de infraestrutura dos ancoradouros, que são utilizados diariamente por pescadores.
“Foi uma expedição muito importante para conhecer de perto a situação atual dos portos”, afirmou Chaguinhas.
Leia também: Vereadores comentam possível aliança entre Brandão e Braide para 2024
Roteiro
A primeira visita do grupo foi no Porto do Coqueiro, que dá acesso às ilhas de Jacamim e Tauá Mirim, na Zona Rural da capital maranhense. O local é usado há mais de um século pelos moradores da região.
Um dos pescadores que utiliza o local, Arthur Fonseca, pediu aos parlamentares a requalificação do espaço, uma vez que a estrutura do porto é precária.
“Aqui nós precisamos de uma rampa para embarque e desembarque, inclusive, com adaptações para acessibilidade. Essa é uma reivindicação antiga das duas comunidades que abrangem as ilhas de Jacamim e Tauá Mirim”, disse o pescador.
Além do Coqueiro, a comitiva também visitou os portos do Arraial e do Quebra Pote. Karla Sarney classificou a iniciativa como importante para que os parlamentares pudessem observar as possibilidades de investimentos existentes nestes locais.
“Notamos que em alguns portos existem grandes possibilidades de investimentos em turismo, caso sejam realizados serviços de infraestrutura nestes locais. Atraindo o turismo, por exemplo, a cidade teria mais emprego e renda para as pessoas que moram nessa região. Se o governo investir, primeiramente, através da construção de um píer ou atracadouro para barcos pequenos e grandes, vai trazer para esses espaços o comércio que poderia contribuir ainda mais para o desenvolvimento desta rica região”, declarou a parlamentar.
Turismo náutico na zona rural
Os vereadores Aldir Júnior (PL) e Domingos Paz (Podemos), também reforçaram a importância da visita. O primeiro destacou a importância de inserir o debate na discussão da Lei de Zoneamento e o segundo lembrou que a zona rural da capital maranhense é uma região com belezas naturais pouco explorada pelo turismo náutico.
“Três portos muito importantes que serão discutidos na Lei de Zoneamento, norma que não trata apenas da capacidade vertical da nossa cidade ou da altura dos prédios, mas também do contexto econômico. E esses portos são importantes na questão de logística, economia, turismo e pesca. As comunidades dos três que foram visitados e dos outros três que ainda iremos visitar deverão ser chamadas para participar deste debate na Câmara”, disse Aldir.
Saiba Mais
- Câmara aprova gratuidade de ônibus para policiais militares
- Suplente de Umbelino Júnior toma posse na Câmara
- Vereadores querem melhorias na iluminação pública de bairros da capital
- Vereador propõe direito de acompanhantes durante exames em SL
- Câmara de Vereadores retoma atividades regulares nesta terça (29)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.