Aponta ICE 2023

São Luís é a segunda do Nordeste no índice de cidades empreendedoras

Os dados são do ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023.

Imirante.com, com informações do ICE

Atualizada em 29/03/2023 às 21h21
A capital maranhense ficou atrás somente de Aracajú (SE).
A capital maranhense ficou atrás somente de Aracajú (SE). (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS -A cidade de São Luís é a segunda do Nordeste na lista das cidades brasileiras que apresentam melhores condições para o empreendedorismo. Os dados são do ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023. A capital maranhense ficou atrás somente de Aracajú (SE).

O índice avalia indicadores como ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. O ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório e o seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.

Veja ranking das cidades do Nordeste 

Aracaju

São Luís

Fortaleza

Teresina

João Pessoa

Natal

Recife

Maceió

No quesito ambiente regulatório, o ranking observou a melhor cidade para quem quer empreender, com baixas alíquotas de impostos. No mercado foi levado em consideração a cidade que registrou o maior crescimento real do PIB no período, além do melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Com relação à inovação e capital humano, o ranking observou locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações. Sobre a cultura empreendedora, levou em conta cidades mais engajadas para atividades empreendedoras, quesito que tem por base a busca de informações sobre empreendedorismo e empresas locais.

Cenário nacional

No cenário nacional a posição de São Luís é 27ª. O município de São Paulo lidera a lista, seguido de Florianópolis (SC) e Joinville (SC). Na sequência, após Brasília, figuram Niterói (RJ), Boa Vista, Curitiba, Rio de Janeiro, Macapá e Goiânia. As cidades que mais subiram no ranking foram Brasília (da 69ª posição para a 4ª); Boa Vista (RR), da 47ª para 6ª; e Aparecida de Goiânia (GO), da 65ª posição para a 35ª. O relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil e é produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.