Vídeo

Peixe-boi marinho é resgatado após ficar encalhado em praia de Santo Amaro do Maranhão

Segundo o ICMBio, o mamífero aquático foi resgatado na noite de terça-feira (28), na praia da Travosa.

Imirante.com

Atualizada em 29/03/2023 às 15h11
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  o animal é um filhote, com idade aproximada entre um a dois meses de vida. Foto: Divulgação/ICMBio
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  o animal é um filhote, com idade aproximada entre um a dois meses de vida. Foto: Divulgação/ICMBio

SANTO AMARO DO MARANHÃO - Na noite dessa terça-feira (28) um peixe-boi marinho foi resgatado na praia da Travosa, no município de Santo Amaro do Maranhão, interior do Estado.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  o animal é um filhote, com idade aproximada entre um a dois meses de vida e tem cerca de 1,20 metros de comprimento.

De acordo com o ICMBio, nos últimos dias, o animal já havia encalhado algumas vezes na região. Ele chegou a ser resgatado por moradores, mas voltou a encalhar. O resgate foi realizado por uma equipe do  ICMBio em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Santo Amaro.

Assista ao vídeo do resgate

O animal foi resgatado e levado para a sede da secretaria, na cidade de Santo Amaro. Segundo o ICMBio, ele estava muito debilitado. O peixe-boi foi colocado em uma caixa d'água improvisada, onde passou a noite sendo monitorado pelos agentes, que trabalharam na rehidratação da pele do animal.

O peixe-boi foi levado, nesta quarta-feira (29), para a Área de Proteção Ambiental (APA) em Parnaíba, no Piauí. Lá ele deve permanecer sob cuidados para recuperação. Em seguida, o animal deve seguir para Itamaracá, em Pernambuco, para a sede do Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio.

Foto: Divulgação/ICMBio
Foto: Divulgação/ICMBio

Paulo Afonso, analista ambiental e agente de fiscalização do ICMBio, informou que o mamífero aquático foi resgatado em uma área em que não é comum o aparecimento deste tipo de espécie.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.