Cuidado e preservação

Amaro, bebê peixe-boi resgatado no MA, chega em Pernambuco e se recupera bem

O filhote de peixe-boi-marinho foi encontrado medindo 1,26m de comprimento e pesando 32kg, desidratado e com a pele ressecada.

Imirante, com informações da TV Globo e ICMBio

Atualizada em 18/04/2023 às 07h54
Bebê peixe-boi havia se perdido da mãe e foi resgatado no Maranhão.
Bebê peixe-boi havia se perdido da mãe e foi resgatado no Maranhão. (Foto: Acervo ICMBio)

MARANHÃO - Um filhote de peixe-boi-marinho encontrado por pescadores do Povoado de Travosa, em Santo Amaro (MA), após se perder da mãe, foi transferido para base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), localizada na ilha de Itamaracá (PE) no início de abril. Após exames e muitos cuidados, ele se recupera bem.

O filhote macho, que recebeu o nome de Amaro, foi encontrado no dia 28 de março, medindo 1,26 metro de comprimento e pesando 32kg, bastante desidratado, com a pele ressecada e peso abaixo do esperado, provavelmente, devido aos consecutivos encalhes. Participaram do resgate servidores do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, do Núcleo de Gestão Integrada São Luís e da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. 

O local onde o pequeno peixe-boi-marinho foi encontrado fica dentro dos limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a 5 km da Reserva Extrativa da Baía do Tubarão, região onde já foi identificada uma das populações de peixe-boi-marinho mais abundante na costa brasileira. Entretanto, na localidade do encalhe, ainda não havia registro da espécie, o que causou grande surpresa para a equipe. 

Os primeiros cuidados no Amaro foram realizados para que o mamífero fosse transportado no dia seguinte para base do peixe-boi-marinho da APA Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí. Após alguns dias, ele chegou ao Recife (PE) de avião. Mesmo com uma melhor estabilidade em função do atendimento clínico, ao chegar na base avançada do CMA, na Ilha de Itamaracá (PE), o bebê Amaro ainda estava em grande risco de morte e sem conseguir se alimentar bem. 

Foi realizado um trabalho de recuperação do peixe-boi filhote e tentativa de ensiná-lo a se alimentar, para que se adaptasse à dieta artificial e recebesse os suprimentos necessários para estabilização. Os resultados foram satisfatórios. "O filhote vem reagindo satisfatoriamente e já consegue tomar a mamadeira sem contenção, aceitando bem a alimentação e com quadro clínico mais estável", disse a veterinária do CMA Fernanda Attademo. Não se sabe até quando Amaro vai ficar em Itamaracá. 

Batismo

Após votação por meio das redes sociais, logo após o resgate no Maranhão, o filhote de peixe-boi-marinho foi batizado de "Amaro", que homenageia tanto os moradores quanto o local onde ele foi resgatado: dentro de uma lagoa em Santo Amaro

Além disso, outra lembrança foi levada em consideração durante a escolha do nome do filhote, "o milagre do Santo Amaro". Na história do catolicismo popular, contam que Santo Amaro salvou, caminhando sobre as águas, um companheiro que se afogava em um lago. “Isso nos remete à própria sobrevivência do filhote de peixe-boi-marinho”, compartilha a equipe de resgate. 

Assista ao vídeo do resgate

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.