Câmara

Marquinhos quer proibir mulheres trans em banheiros femininos em São Luís

Para vereador, medida protege a integridade de mulheres e crianças da capital.

Ipolítica

Atualizada em 28/03/2023 às 08h33
Marquinhos afirmou que vai apresentar projeto de lei que trata do tema
Marquinhos afirmou que vai apresentar projeto de lei que trata do tema (Fabricio Cunha/Agência Câmara)

SÃO LUÍS - O vereador Marquinhos anunciou na sessão ordinária desta segunda-feira na Câmara Municipal de São Luís, que apresentará um projeto de lei que proíbe mulheres trans de utilizar banheiros femininos em estabelecimentos públicos e privados da capital. 

Ele sustentou que a legislação que hoje permite a mudança de nome ao cidadão, tem provocado “uma confusão”, o que segundo a sua visão, tem deixado mulheres vulneráveis a assédios e crimes sexuais. 

A medida, segundo o parlamentar, protege a integridade de mulheres e crianças. 

“Vamos estar apresentando um projeto de lei regulamentando essa situação. Tem muitas pessoas aí, hoje, diz que é homem, amanhã acorda diz que é mulher. A lei facilitou muito. Se quiser mudar o nome dele, ele pode ir no cartório e mudar, e isso tem criado uma grande confusão no meio da nossa sociedade”, declarou.

A tendência é de que o projeto levante forte polêmica no legislativo municipal.

Leia também: Após denúncias, vereadores visitam Hospital da Criança e sede do SAMU

Veto

No fim de 2022 a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei de autoria da deputada Mical Damasceno que poibia a instalação de banheiros multigênero em estabelecimentos públicos e privados no Maranhão. 

Apesar de o Legislativo ter aprovado, o governador Carlos Brandão vetou a proposta. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.