SÃO LUÍS - O ministro da Justiça e Segurança pública, Flávio Dino (PSB), reuniu oito deputados estaduais do Maranhão em Brasília. Todos integram a sua base política no estado.
O encontro ocorreu na semana em que a aprovação de um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa gerou forte embate entre deputados.
Estiveram com o socialista os deputados estaduais Carlos Lula, Rodrigo Lago, Júlio Mendonça, Leandro Bello, Zé Inácio, Junior Cascaria, Claudia Coutinho e Ricardo Arruda.
Rodrigo Lago, que atua como uma espécie de linha de frente de Dino na Assembleia, esteve no centro do embate que ocorreu no Legislativo no início da semana.
Discussão
Outro ponto alterado pela nova resolução diz respeito à composição de blocos na Casa. Pela regra agora derrubada, poderiam ser formados blocos com pelo menos quatro integrantes - a nova determinação é que apenas blocos a partir de seis deputados serão permitidos.
Lago questionou pelo menos três pontos do projeto. Primeiro, disse que não se tratava de uma proposição da Mesa, alegando que apenas três membros do comando da Casa a subscreveram - a presidente, deputada Iracema Vale (PSB), além do 1º secretário, Antônio Pereira (PSB), e do 2º secretário, Roberto Costa (MDB) - e que não houve publicação no Diário da Assembleia para recebimento de emendas.
“A argumentação que foi posta aqui é sob a ótica deste parlamentar de que este projeto não nasceu da Mesa, de que este projeto não foi incluído na pauta para emendas. E, para minha surpresa, o projeto está incluído sem que fosse dada a este parlamentar a prerrogativa regimental de apresentar emendas” disse, inicialmente, Lago.
Depois, ao discutir o tema, em discurso na tribuna, questionou a nova regra sobre a formação de blocos.
“O que se pretende aqui, desta tribuna, é defender a prerrogativa deste parlamentar, e, muito especialmente, da bancada formada por cinco deputados”, afirmou, ao se referir à Federação Brasil da Esperança (PV/PCdoB/PT).
Foi rebatido por Ana do Gás, Roberto Costa, Neto Evangelista e outros colegas da Casa e acabou isolado.
Saiba Mais
- Dino dá prazo para PF concluir inquérito de Renan Calheiros
- Dino suspende regra que igualava critérios de aposentadoria para homens e mulheres
- Dino proíbe municípios de pagarem honorários de advogados no exterior
- Monark é condenado por chamar Flávio Dino de gordola
- Supremo aceita queixa-crime de Flávio Dino contra Roberto Rocha
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.