(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Greve dos professores continua e mesa de negociação fica suspensa até a próxima semana

Em 18 assembleia no estado, 14 decidiram rejeitar proposta do governo do estado e manter a paralisação; governo suspende mesa de negociação e vai aguardar decisão do mérito sobre ilegalidade da greve.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Maioria dos professores da rede estadual de ensino decide manter greve após quarta proposta do governo
Maioria dos professores da rede estadual de ensino decide manter greve após quarta proposta do governo (Foto: Divulgação/Sinproesemma)

SÃO LUÍS - O Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino no Estado do Maranhão (Sinproessemma) fez 18 assembleias regionais para apresentar a última proposta do governo do Estado para acabar com a greve da categoria que já passa de três semanas. E nests reuniões, 14 disseram que não aceita e somente 4 foram a favor dos 11% de reajuste dividido em duas vezes.

Resta somente agora a assembleia de São Luís que acontece neste sábado, 25.  Mas qualquer que for a decisão da capital, em nada muda o cenário. Ou seja, a paralisação se mantém. Os professores querem 14,95% de reajuste determinado pelo Ministério da Educação.

Se os professores esticaram a corda de um lado, o governo do Maranhão não vai recuar. Quatro propostas foram apresentadas, três decisões judiciais contra o movimento paradista e agora é colocar em prática o que determinou a justiça.

Além do bloqueio - que agora passa de R$ 1,9 milhão - as decisões também permitem corte de ponto dos professores grevistas.

Como a categoria decidiu manter a greve, o Palácio dos Leões também decidiu suspender as negociações e aguardar o julgamento do mérito relacionado à justiça quanto a Gratificação por Atividade de Magistério (GAM) ser considerada vencimento para os docentes.

Este julgamento deve entrar em pauta na próxima quarta-feira, 29. Agora é aguardar o desenrolar a situação. A corda está bem esticada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.