Assembleia Legislativa

Aprovado projeto que dá prioridade no atendimento a pais de pessoas com TEA

Matéria de autoria do deputado estadual Roberto Costa vai a sanção do governador Carlos Brandão.

Ipolítica, com informações da Assembleia

Deputados aprovaram projeto por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão
Deputados aprovaram projeto por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei n° 396/2022, de autoria do deputado Roberto Costa (MDB), que assegura a prioridade no atendimento aos pais e/ou responsáveis por menores com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras do Estado do Maranhão.

A medida é uma das bandeiras levantadas por pais de pessoas com TEA no Maranhão.

“É um ganho para a sociedade, uma pauta pertinente que merece atenção especial, visto que muitos desses pais ou responsáveis têm de enfrentar filas prolongadas e esperar horas por atendimento. Já temos a Lei n°11.056, de nossa autoria, que garante prioridade aos portadores de diabetes. Dessa forma, por compreender também essa necessidade, é que criamos essa Lei em benefício desses pais”, pontuou Roberto Costa.

Leia também: Iracema Vale recebe visita do vice-governador do Piauí Themístocles Filho

A proposição foi encaminhada para sanção do governador Carlos Brandão, que a partir deste sábado integrará comitiva do presidente Lula em missão oficial na China. 

Para validar a prioridade, como institui o projeto de lei, os responsáveis deverão apresentar a Carteira de Identificação do Autista (CIA) ou a identidade do menor, constando a identificação de pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O descumprimento da Lei poderá ocasionar multa de até R$ 10 mil aos estabelecimentos do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.