Lavagem de dinheiro

Gaeco combate superfaturamento de produtos médico-hospitalares no MA e no PI

Grupo Especial de Combate ao crime cumpre na manhã desta terça-feira 14 mandados de busca e apreensão no Maranhão e no Piauí.

Ipolítica, com informações do MP

Gaeco realiza operação contra desvio de recursos na saúde
Gaeco realiza operação contra desvio de recursos na saúde (Ascom/MPMA)

SÃO LUÍS - O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpre na manhã de hoje 14 mandados de busca e apreensão em Timon (MA), Teresina (PI) e Altos (PI), no bojo da Operação Fleming.

O objetivo da operação é combater desvio de recursos públicos e “lavagem” de capitais que ocorre por meio do superfaturamento de produtos médico-hospitalares. 

Policiais civis e promotores de Justiça que integram o Gaeco no Maranhão, participam da operação. Promotores de justiça do Gaeco-PI e das forças de segurança como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Maranhão e do Piauí, Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do Maranhão, além da Feisp (Força Estadual Integrada de Segurança Pública), dão apoio às ações.

Leia também: Comitiva de deputados vai a shopping em busca de respostas após incêndio

Superfaturamento

Dentre os alvos, a operação atingiu nesta fase, pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidas em práticas criminosas diversas, tais como o superfaturamento de produtos médico-hospitalares fornecidos pelas empresas do mesmo grupo criminoso: Distribuidora Saúde & Vida, Exclusiva Distribuidora de Medicamentos Ltda. e Mundial Distribuidora de Medicamentos Eireli.

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), e comporão o conjunto probatório produzido nos autos do procedimento investigatório criminal instaurado.

Na investigação, verificou-se que uma das medicações superfaturadas foi a penicilina, tendo sido apurado um lucro de 254% na venda dessa medicação pela Distribuidora Saúde & Vida Ltda.

O nome Fleming faz alusão à Alexander Fleming, o médico que descobriu a Penicilina, substância capaz de matar bactérias, tendo sido o primeiro antibiótico produzido na história. Assim, como o antibiótico capaz de matar bactérias infecciosas descoberto por Fleming, a operação foi deflagrada para desarticular o esquema criminoso investigado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.