Assembleia Legislativa

Comitiva de deputados vai a shopping em busca de respostas após incêndio

Os deputados Cláudio Cunha, Wellington do Curso, Ricardo Arruda e Zé Inácio, realizaram visita ao Rio Anil Shopping.

Ipolítica, com informações da Assembleia

Comitiva de deputados visitou o local do incêndio no Rio Anil Shopping
Comitiva de deputados visitou o local do incêndio no Rio Anil Shopping (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - Uma comitiva da Assembleia Legislativa do Maranhão, composta por quatro deputados estaduais, realizou uma visita na tarde desta segunda-feira ao Rio Anil Shopping, onde ocorreu um incêndio de grandes proporções no início do mês e resultou na morte trágica de duas meninas. 

Cláudio Cunha (PL), Wellington do Curso (PSD), Ricardo Arruda (MDB) e Zé Inácio (PT), membros das Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Obras e Serviços Públicos do Legislativo Estadual, foram os membros da comitiva. 

Eles buscaram informações a respeito do andamento das investigações sobre o que ocasionou o incêndio e foram recepcionados por dirigentes da holding que gerencia o estabelecimento e pela assessoria de imprensa do shopping.

Os parlamentares conversaram com bombeiros e destacaram a necessidade de se dar satisfação à sociedade e às famílias das vítimas. 

Além das duas meninas que perderam suas vidas, mais de 20 clientes que estavam no shopping precisaram de atendimento médico por causa de queimaduras e ferimentos sofridos durante o incêndio. 

De acordo com o presidente da Comissão de Obras, deputado Cláudio Cunha, é preciso dar satisfação à sociedade sobre o andamento das investigações. “Principalmente às famílias vitimadas por essa tragédia”, salientou.  

A perita geral do Estado, Anne Kelly Veiga, esclareceu aos deputados todos os procedimentos que já foram tomados para a elaboração de um laudo pericial do sinistro. “Ainda não temos previsão de quando concluiremos essa perícia. Esse é um trabalho meticuloso que exige muita prudência e cautela”, destacou.

Vistoria

O coronel França, do Corpo de Bombeiros Militar, disse que, nesta terça-feira (21) a corporação realizará uma vistoria em toda a área do shopping visando verificar questões do ponto de vista estrutural e documental para observar se o estabelecimento já pode voltar a funcionar com toda a segurança necessária. “Se constatarmos que a documentação está regular e se, estruturalmente, o sistema de segurança atender a todas às exigências técnicas, vamos liberar o funcionamento”, acentuou.

Cláudio Cunha disse que a visita foi importante no sentido de que a Assembleia Legislativa tome conhecimento das providências já adotadas em relação à tragédia do Shopping Rio Anil, sobretudo, relativas à assistência às famílias vitimadas, assim como também sobre o trabalho feito pela perícia para apurar as causas.

“Viemos aqui para buscar respostas. É de extrema importância que a sociedade seja informada do que aconteceu aqui. Solicitamos tanto ao Corpo de Bombeiros quanto ao Instituto de Criminalística que encaminhem os relatórios técnicos das investigações para as Comissões da Assembleia Legislativa. Assim, vamos poder analisá-los e nos posicionar”, ressaltou Cláudio Cunha.

Assistência

Ricardo Arruda disse que, agora, é aguardar o laudo conclusivo tanto da perícia técnica do Estado quanto do Corpo de Bombeiros. “Somente após a emissão desses laudos é que a Assembleia poderá se posicionar. O fundamental, nesse momento, é que as famílias vitimadas tenham assistência. Vamos nos manter vigilantes no acompanhamento das investigações e dispostos a contribuir no que for necessário”, salientou.

“Tivemos a noção exata de como está a estrutura do shopping. Aqui tem mais de três mil funcionários e esse estabelecimento fechado gera desemprego para muitas famílias, o que nos preocupa muito. Nosso objetivo é tomar conhecimento das causas dessa tragédia e cobrar das autoridades responsáveis as providências para que os culpados sejam punidos e as famílias sejam assistidas e indenizadas”, afirmou Zé Inácio.

O deputado Wellington do Curso também participou da visita ao shopping. “É importante que a Assembleia tenha todos os esclarecimentos sobre o que ocorreu aqui e leve esses informações à sociedade. Fomos informados que as famílias vítimas dessa tragédia estão sendo assistidas. Também é importante que sejam adotadas todas as providências para que esse estabelecimento volte a funcionar com total segurança", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.