Violência no campo

Brandão anuncia medidas após ataques em São Benedito do Rio Preto

Governador anunciou ida de representantes de duas pastas para o município e a criação de um grupo de trabalho para solucionar o conflito.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Casas da comunidade foram incendiadas e destruídas na madrugada de domingo
Casas da comunidade foram incendiadas e destruídas na madrugada de domingo (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão anunciou medidas após famílias da comunidade tradicional Baixão dos Rochas, no município de São Benedito do Rio Preto terem sido atacadas por homens armados neste fim de semana. 

Os criminosos invadiram as residências, expulsaram os moradores, roubaram alimentos e animais e incendiaram e destruíram casas daquele povoado. 

A comunidade Baixão dos Rochas é constituída por 25 famílias que residem no local há mais de 80 anos. Cada uma delas vive da agricultura e do extrativismo. A área possui cerca de 600 hectares de terra.  

“Diante dos ataques à comunidade tradicional Baixão dos Rochas, em São Benedito do Rio Preto, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e a Secretaria de Segurança Pública foram até o local apurar os fatos e garantir assistência às famílias. E ainda formamos um Grupo de Trabalho para resolução do conflito”, publicou o chefe do Executivo.

Ataque

O ataque violento registrado em São Benedito do Rio Preto ganhou repercussão após os moradores terem gravado vídeos do rastro de destruição deixado pelos invasores. 

Alguns vídeos foram publicados em rede social por militantes dos Direitos Humanos que atuam na capital. 

De acordo com os moradores da comunidade, o conflito violento foi iniciado em 2021, depois que duas empresas de plantio de soja se instalaram na região. 

De acordo com os moradores, na ocasião da instalação, as empresas não possuíam licença ambiental para explorar a área. Parte das terras foram desmatadas para o plantio de soja. 

As empresas não foram localizadas para tratar do tema. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.