SÃO LUÍS - O deputado federal André Fernandes (PL-CE), autor do requerimento para abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília, decidiu publicar uma lista atualizada, por estado, dos deputados federais que já assinaram o documento.
Pelo levantamento do parlamentar, entre os 18 representantes do Maranhão, apenas dois já subscreveram o pedido: os deputados Auisio Mendes (Republicanos) e Pastor Gildenemyr (PL).
“Pra facilitar, estou deixando aqui uma tabela separada por ESTADO com os nomes dos deputados que assinaram e que NÃO assinaram a CPMI do 8 de janeiro. Está bem fácil e didático: do lado esquerdo não assinou, do lado direito assinou”, destacou o autor do pedido.
Além disso, Fernandes destacou em vermelho os deputados que assinaram o requerimento, mas depois retiraram o apoio.
Por outro lado, o deputado federal Pastor Gildenemyr, também do PL, voltou a assinar o pedido. Ele havia retirado o apoio na semana passada, mas sucumbiu à pressão de setores evangélicos da sua base eleitoral e voltou a assinar o documento.
Para barrar o avanço da coleta de subscrições, cargos de segundo escalão estariam sendo distribuídos a indicados dos parlamentares. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além de diretorias dos Correios, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), seriam os principais focos de propostas.
Saiba Mais
- Perícia da PF dos crimes de 8 de janeiro esmiúça milhares de dados
- PGR pede até 30 anos de prisão a 40 invasores das sedes dos Três Poderes
- STF prevê para setembro primeiros julgamentos sobre 8 de janeiro
- 10 anos dos atos de junho de 2013; entenda o que aconteceu
- Maranhão pode ter mais membros na CPMI do 8 de janeiro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.