Saúde Pública

'Obesidade faz mal e por isso Dino anda de bicicleta', diz Lula

Lula e Dino participavam de lançamento de um programa nacional de Segurança Pública, quando abordaram o tema.

Ipolítica

- Atualizada em 16/03/2023 às 09h59
Lula e Flávio Dino durante lançamento de programa nacional de Segurança Pública
Lula e Flávio Dino durante lançamento de programa nacional de Segurança Pública (Divulgação)

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a condição do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), ao tratar da obesidade como problema de saúde, durante evento público nesta quarta-feira. 

Lula e Dino participavam do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, no Palácio do Planalto, quando o ministro da Justiça fez uma piada com o próprio corpo.

Ele falava sobre violência urbana, quando arrancou gargalhadas da plateia ao citar a si mesmo. 

Leia também: Deputado quer convocar Flávio Dino na Câmara após ida a favela sem escolta

“Um trabalhador da construção civil que tem uma bicicleta furtada não é a mesma coisa que uma pessoa que usa a bicicleta uma vez por ano para fazer atividade física. Falo de mim mesmo, como dá para notar”, disse Flávio Dino.

Logo em seguida, o presidente Lula falou sobre os problemas de saúde pública que a obesidade pode provocar. 

E aproveitou para citar a forma física de Flávio Dino.

“A obesidade causa tanto mal quanto a fome. E por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que vai precisar que o estado cuide com muito carinho desse mal”, disse o presidente.

Provocação

Em 2022 o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também chegou a fazer piada com a forma física de Flávio Dino. Na ocasião o tema ganhou forte repercussão na mídia, por causa da forma pejorativa como o tema foi abordado. 

“Vocês repararam que, nos países comunistas, geralmente o chefe é gordo? O cara da Coreia do Norte, gordinho né? Venezuela, gordinho né? Maranhão?”, disse Bolsonaro. 

Dino, na ocasião, reagiu.

“Bolsonaro anda preocupado com o meu peso, algo bem estranho e dispensável. Tenho ótima saúde física e mental. E estou ocupado com vacinas, pessoas doentes, medidas sociais, coisas sérias. Trabalho muito. Não tenho tempo para molecagens, cercadinhos e passeios com dinheiro público”, respondeu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.