(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Cargos federais no Maranhão começam a ter comandos definidos

Senador Weverton Rocha ficou com a Codevasf e o PSB quer Clayton Noleto no Dnit; PT corre para garantir Incra, Ibama e SRT.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Weverton Rocha conseguiu emplacar aliados na Codevasf
Weverton Rocha conseguiu emplacar aliados na Codevasf (Adriano Soares/ Imirante)

SÃO LUÍS - Os deputados federais e senadores estão em plena negociação pelos cargos federais no Maranhão. Alguns dos parlamentares já até conseguiram seus espaços desejados e outros ainda lutam pelo cargo. O PT, por exemplo, tenta - pelo menos - quatro grandes espaços do governo Lula.

O decidido já é o da Codevasf, cujo indicado é do senador Weverton Rocha (PDT). Ele tirou o espaço do deputado federal Aluisio Mendes (Republicanos), que não conseguiu sustentar devido a posicionamentos passados. Mendes foi vice-líder do governo Bolsonaro.

Quase como a Codevasf estar o Dnit. Para o departamento de trânsito nacional (com ocupação atual de indicação de Josimar de Maranhãozinho) o PSB deve ficar e o indicado será o suplente de deputado federal Clayton Noleto.

Este espaço é uma negociação direta o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB). O partido socialista pleiteia outros cargos federais como a Conab, que é ligada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, e também a Anatel. Um dos espaço pode ficar com o deputado federal Duarte Júnior. O mais provável a Conab. 

A Anatel ainda não tem uma definição, segundo informou à coluna o ministro das Comuncações, Juscelino Filho (União Brasil).

E segue a divisão dos cargos federais. Como dito antes, o PT corre para conseguir no Maranhão o comando do Ibama e do Incra. Este último o martelo já está batido e deverá ser ocupado pelo ex-deputado Zé Carlos. Os petistas (que querem sempre muitos cargos, mas o deputado federais e senadores têm prioridade nas escolhas) querem ainda a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT).

Superintendência de Pesca no Maranhão fica com o deputado Marreca Filho (Patriota) e Iphan deverá ter indicado de Pedro Lucas Fernandes (União). O senador Weverton Rocha tem atuado ainda para garantir o comando do INSS para o aliado Márcio Honaiser (PDT). O SPU também está na mira do senador, mas não paa um aliado pedetista.

O grupo liderado por Josimar de Maranhãozinho (que tem o Pastor Gil e a deputada Detinha) joga para ficar com a Funasa. O Incra e a Pesca ainda são alvo também.

As negociações ainda estão em curso. Muitos deputados e senadores ainda organizam suas estratégias para conseguir espaços do governo federal no Maranhão. E cargos ainda têm muitos.

Sem atuação

O deputado Márcio Jerry (PCdoB), que é coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, tem atuado pouco nestas negociações.

Ele tem se preocupado mais nos espaços almejados. Mas já sofreu derrota. Queria a Codevasf, mas perdeu.

Agora vai em buscar de espaços importantes e que possam ter relação direta com a pasta que a esposa comanda no governo do Maranhão, que é a Secretaria de Cidades.

Sem definição

Enquanto os cargos federais já estão sendo loteados e a definição deve ser concluída ainda este mês, o governador Carlos Brandão (PSB) ainda faz suspense sobre a Secretaria de Segurança.

No entanto, durante esta semana, um episódio chamou atenção para quem não fica na pasta. No eventoda Famem, todos os secretários foram chamados por nome.

O coronel Sílvio Leite estava presente e não constou nesta lista nominada. Ele até subiu ao palco trÊs vezes, mas não foi citado como secretário assim como ocorreu com os demais.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.