Torneio Nacional SESI

Maranhenses iniciam jornada no campeonato nacional de Robótica

ecnologia, inovação e conhecimento transformam a Capital Federal. Equipes de robótica do SESI- MA buscam classificação.

Publipost

Atualizada em 15/03/2023 às 20h15
Torneio Nacional SESI de Robótica.
Torneio Nacional SESI de Robótica. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Sessenta e seis alunos e treze técnicos de robótica das Escolas SESI do Maranhão estão em Brasília, mais precisamente no estádio Mané Garrincha, onde participam até o domingo (19) do Torneio Nacional SESI de Robótica que reúne mais de 2 mil estudantes de todo o Brasil.

Esta quarta (15) o dia foi de arrumar os pits e os estandes para as 11 equipes maranhenses que nesta quinta iniciam uma emocionante disputa em três grandes competições que integram a temporada 2022-2023 do Festival SESI de Robótica. São elas: a FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), e a F1 in Schools. 

Na temporada 2023, a FIRST® LEGO® League (FLL) trabalha com a temática da energia.

As equipes terão que provar diante de uma banca de juízes que os robôs que programaram são capazes de executar bem a sua missão e apresentar alternativas inovadoras para geração, armazenamento, distribuição e/ou consumo de energia. O público vai se surpreender com a capacidade dos alunos competidores, com idade entre 9 e 16 anos, de criarem soluções para problemas tão complexos. 

As equipes maranhenses classificadas no regional de robótica, que ocorreu em fevereiro deste ano, no SESI Araçagi, em São Luís, e que representam o Maranhão na disputa do Torneio SESI FLL em Brasília, são a Dracarys, do SESI São Luís (MA), Robotic’s Angels, do SESI Imperatriz (MA), Gipsy Danger, do SESI São Luís (MA), The Crew, do SESI São Luís (MA), Smart Team, do SESI Bacabal (MA), Robotics Alpha, da Escola Municipal Wady Fiquene (Imperatriz-MA), equipe patrocinada pelo SESI por meio do projeto Prototipando Sonhos.

FÓRMULA 1 e FTC - Na modalidade F1 in Schools, os competidores das escuderias Graffeno, do SESI Imperatriz, Pugnator, Ragnar e Spartacus, do SESI São Luís, são as que competem no nacional, em Brasília. Já as equipes Everest e Falcons vão representar o Maranhão, pela primeira vez, na modalidade First Tech Challenge (FTC). 

O professor e técnico de FTC, Everest do SESI de São Luís, Luís Eugênio a expectativa é muito grande. “Vivemos uma mistura de nervosismo e expectativa. É uma grande honra representar pela primeira vez o Maranhão nessa modalidade. Treinamos muito e estamos em busca de experiências, competindo nacionalmente. Esperamos fazer uma grande competição ”.

O clima no Mané Garrincha nesse primeiro dia é de muita animação e ansiedade. Aluna da Escola do SESI, em Imperatriz, da equipe Graffeno de F1, Miriam Vitória fala do nervosismo e dos preparativos para o nacional de robótica. “Sou gestora, designer e piloto da escuderia. Essa é a minha primeira experiência no F1 in Schools e participar do Nacional é gratificante e uma honra para mim e para meus colegas”. 

“Apesar de parecer brincadeira, a robótica educacional é levada a sério e dá resultado. Nossa expectativa é grande e sabemos e valorizamos o empenho e a dedicação de todas as equipes do Maranhão”, destaca o superintendente regional do SESI, Diogo Lima. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.